A bruxa anda solta para o lado do PT. Os candidatos a vereador do partido, que não fez coligação proporcional, têm até o dia 10 para registrar as candidaturas, individualmente, porque a sigla não conseguiu apresentar os nomes até as 19h de ontem (05/07). E, ontem mesmo, circulou a informação de que o candidato a vice-prefeito, Vital Melo, foi condenado por atropelar e ferir uma transeunte grávida, em Manacapuru, em 1999. “Ele pagou pena alternativa no hospital do Município e está livre disso”, disse uma fonte do PT.
O partido considera que o problema está encerrado. Vital correu a Manacapuru, obteve a certidão de cumprimento da pena no fórum da cidade, onde trabalhou na unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc), e retornou a tempo de acertar tudo com os líderes da coligação e a Justiça Eleitoral. “O problema é que ainda não havia sido feita a baixa do processo no Tribunal de Justiça. A correria foi ontem”, disse outra fonte petista.
Mas há quem diga que se trata de mais um “fogo amigo”, vindo do deputado estadual Sinésio Campos, ainda inconformado por não ter sido indicado vice na chapa da senadora Vanessa Grazziotin. Ele nega. “Soube disso por outras pessoas. Ele (Vital) foi indicado e aprovado até pela Executiva Nacional do partido”, contemporiza. E alfineta em seguida: “Para ser candidato tem que estar OK com a Justiça. Já deixei claro, lá atrás, que a escolha dele não foi democrática, mas em nenhum momento você ouviu da minha boca esse assunto. Ninguém do partido sabia disso. Eu, particularmente, desconhecia”.
Início de campanha difícil
Vanessa Grazziotin está tendo um início de campanha difícil. Indicada na última hora, após a desistência da deputada federal Rebecca Garcia (PP), em entrevista ao jornal A Crítica ela disse que venceria no primeiro turno. O jornal estampou isso em manchete. A reação indignada de eleitores, especialmente nas mídias sociais, obrigou a candidata a recuar. “Estava brincando”, disse ela, se desculpando.
Durante a posse do presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Ari Moutinho, o governador Omar Aziz resolveu cumprimentar todos os candidatos a prefeito presentes. A plateia reagiu com aplausos ruidosos diante dos nomes do deputado federal Pauderney Avelino e do ex-prefeito Serafim Corrêa, mais ainda na citação do ex-senador Arthur Virgílio. Diante do nome dela, Vanessa, a reação foi fria. Agora, com o problema do candidato a vice-prefeito Vital Melo, nova turbulência na coligação que pode trazer desdobramentos futuros. Aguarde-se os próximos capítulos.
Veja mais notícias em Política