O Governo Federal, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimeno (MAPA), estuda a possibilidade de liberação de R$ 8 milhões de um fundo emergencial para ajudar os agricultores amazonenses que perderam parte da sua produção em decorrência da enchente. Ainda na noite desta quinta (1º/03) técnicos do ministério e da Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror) estavam reunidos para viabilizar o aporte dos recursos.
“Pude perceber pelo material apresentado que a situação é preocupante. O governo promoverá ações que possam minimizar o problema e nunca reparar com qualidade uma situação que vem da natureza”, disse o ministro Mendes Ribeiro.
Ele reuniu com a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), o titular da Sepror, Eron Bezerra, o secretário-executivo adjunto de Infraestrutura da Sepror, José Lobo, e o diretor-presidente da Codesav (defesa sanitária, animal e vegetal), Sergio Muniz. Fotos aéreas das localidades foram exibidas a Mendes.
A reunião foi feita em Brasília no gabinete da senadora Vanessa. No mesmo local foi realizado outro encontro com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Jorge Ernesto Pinto Fraxe, que prometeu recuperar as vicinais prioritárias no Amazonas sob a responsabilidade do governo federal.
Desabrigados – A Sepror identificou 9.946 famílias desabrigadas em 327 comunidades nos municípios de Guajará, Ipixuna, Envira, Eirunepé, Itamarati, Carauari e Juruá; todos na Calha do Juruá, e Boca do Acre (Calha do Purus).
O mais prejudicado é Boca do Acre onde 1.400 famílias estão desabrigadas, sendo 969 na área rural em 74 comunidades. Guajará é o segundo município em situação mais crítica com 603 famílias desabrigadas em 74 comunidades. No geral, os produtores perderam em média 30% da produção de mandioca, milho, feijão, banana e criação de animais.
O ministro da Agricultura ainda ouviu um relato sobre as perdas dos produtores de juta e malva nos municípios de Manacapuru, Careiro da Várzea e Coari. A perda da produção em Manacapuru chega a 50%. O Amazonas produz 12 mil toneladas/ano das 20 mil toneladas produzidas e importadas pelo país.
“Foi uma reunião extremamente profícua que redundou numa nova reunião de trabalho no Ministério da Agricultura. Técnicos do ministério e do Estado do Amazonas estão buscando caminhos no sentido de contribuir e ajudar principalmente os agricultores, grande parte deles, que estão sofrendo com a cheia, não apenas perdem os seus pertences, mas, perdem exatamente o mecanismo de sobrevivência e o mecanismo de manutenção deles próprios e de toda sua família”, disse a senadora.
Eron Bezerra afirmou que o governo estadual vai compensar os agricultores com linhas adicionais de créditos e está otimista com a ajuda do governo federal de forma emergencial. “O ministro nos disse que isso será resolvido ainda no mês de março”, ponderou.
Veja mais notícias em Geral