21/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Semana Nacional de Conciliação tem 650 audiências agendadas

Publicado em 23 de novembro, 2011

A Semana Nacional da Conciliação, que acontece de 28 de novembro a 02 de dezembro, deve realizar 650 audiências para por fim a conflitos familiares. A informação é do juiz Gildo Carvalho, coordenador do Núcleo de Conciliação das Vara de Família do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

O número é considerado expressivo pelos especialistas em Direito de Família, uma vez que os litígios na área envolvem questões muito pessoais dos cidadãos.

A dinâmica dada pela equipe do Núcleo permitirá a realização de 130  atendimentos diários, sendo 70 audiências realizadas pela manhã e 60 no período da tarde.  Das ações que serão analisadas pelo mutirão no Amazonas, a maior parte diz respeito a processos familiares relativos a pensões alimentícias, divórcios e ratificação de acordos, além de reconhecimento ou dissolução de união estável.

A 6ª edição da Semana Nacional de Conciliação terá o apoio de todos os tribunais brasileiros. A ênfase dessa edição são os processos com os maiores litigantes do Estado, já identificados.  O coordenador do Comitê Gestor do Movimento Permanente pela Conciliação do CNJ, conselheiro José Roberto Neves Amorim, defende a ideia de que também sejam pensadas ações de conciliação para a fase pré-processual, evitando a judicialização desnecessária de conflitos.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.