15/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Armas de brinquedos destruídas por rolo compressor e incineradas

Publicado em 04 de novembro, 2011

Um rolo compressor passou sobre os brinquedos, antes da incineração.

Revólveres, espadas, facas, estilingues (baladeiras), CDs com filmes e jogos de violência, além de pistolas de brinquedos, num total de 15.353 unidades, foram recolhidos na 2ª Campanha do Desarmamento Infantil “Violência Nem Brincando”. O encerramento ocorreu hoje pela manhã, na Escola de Tempo Integral Garcitylzo do Lago Silva, na comunidade Parque Riachuelo, no bairro Tarumã, zona Oeste quando um rolo compressor passou sobre todo esse material que foi incinerado em seguida.

A presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, esteve presente, ao lado de representante das secretarias de Educação (Seduc), Segurança Pública (SSP), Conselhos Tutelares, Juizado da Infância e da Juventude e da Polícia Militar. A campanha foi coordenada pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), no âmbito do projeto Ame a Vida, da campanha “Amazonas criando oportunidades”.

O desarmamento infantil iniciou em julho, com palestras e oficinas nos bairros das zonas Leste e Sul. Dia 4 de outubro, o governo começou a troca de armas de brinquedos por revistas e materiais educativos em 113 escolas de Manaus, envolvendo mais de 46 mil alunos, de 6 a 12 anos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. No ano passado, foram arrecadadas 5,8 mil unidades de armas e CD´s com conteúdos violentos.

A diretora do Ame a Vida, Maricília Costa, disse que para o próximo ano, a ação vai ser descentralizada para os principais municípios da Região Metropolitana de Manaus, como Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Iranduba, Manacapuru e Novo Airão. “A ideia é envolver mais de 50 mil alunos e triplicar o número de armas de brinquedos”, disse.

A secretária executiva da Seduc, Ana Falcão, disse que a Campanha do Desarmamento Infantil contribui na formação dos alunos. “A partir de agora, esses alunos terão a capacidade de diferenciação”, observou, lembrando que ação contra a violência nas escolas serão intensificadas.

No encerramento, a aluna do 4º ano, Ana Caroline Pinto, 9 anos, da Escola Estadual Ernani Nascimento, recebeu o prêmio de primeiro lugar no concurso da Redação. Em segundo e terceiro lugares ficaram as alunas do 5º ano da Escola de Tempo Integral Roxana Bonessi, Jaqueline Maia, 11, e Ana Laura Santos, da Escola Lanina Ferraro. “É uma satisfação muito grande ver o desempenho da minha filha. O governo do Amazonas está de parabéns”, disse Roberto Rodrigues, pai de Jaqueline.

Veja mais notícias em Destaques

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.