Uma visita feita por integrantes da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa (Caama) ao Hospital de Medicina Tropical (FMT), sexta-feira, encontrou o local sendo preparado para obter o ISO 14000. “O plano gerencial vem sendo desenvolvido há cinco meses e seremos o primeiro órgão público a se adequar às exigências desse ISO”, revelou o representante da diretoria do controle de qualidade do hospital, Moisés Mota.
O ISO 14000 é uma série de normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO) com diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas.
Os técnicos da Caama estiveram também no SPA do Alvorada. “O objetivo é fazer um trabalho de sensibilização, chamando a atenção para a importância da gestão ambiental no sistema de saúde pública do Estado”, afirmou o presidente da comissão, deputado estadual Luiz Castro.
A FMT, apesar das metas ambiciosas, ainda não implantou um sistema integrado de manejo de resíduos hospitalares. Luiz Castro e os técnicos conheceram o depósito de resíduos de serviços de saúde e conversaram com a diretora administrativa e financeira do hospital, Deuza Rosário. Ela informou que o orçamento 2012 do Governo do Estado prevê a destinação de R$ 450 mil para a construção de uma nova estação de tratamento de efluentes.
Castro informou que um relatório das visitas às unidades de saúde será elaborado e divulgado pela Comissão de Meio Ambiente. “Nós sabemos que muitos prédios públicos contribuem decisivamente para a poluição da nossa cidade. O diagnóstico dos hospitais é importante para o planejamento de ações que visem o menor impacto ambiental”, disse o parlamentar. Ele se comprometeu em agendar uma audiência pública para discutir maneiras de incorporar a gestão ambiental no sistema de saúde do Estado.
Veja mais notícias em Destaques