Braga entra com PMDB na briga pela presidência da Câmara de Manaus

O ex-governador e senador eleito Eduardo Braga está na briga pela presidência da Câmara Municipal de Manaus. Apóia, com o PMDB, a candidatura de Isaac Tayah. Nos próximos dias, o partido deve oficializar o apoio.

O prefeito Amazonino Mendes tem criticado duramente Braga, inclusive em público, em relação a determinadas obras que fazem parte da herança do ex-governador. O principal foco de discórdia é o monotrilho. Amazonino acha que bastaria um novo Expresso, que ele prefere chamar de Bus Rapid Transit (BRT).

A candidatura do vereador Homero de Miranda Leão, por outro lado, tem o empenho direto do secretário municipal de Infraestrutura, Américo Gorayeb, do atual presidente, Luiz Alberto Carijó, e, claro, embora sem envolvimento explícito, do próprio Amazonino.

A disputa tem como pano de fundo a sucessão municipal. E não só em 2012. A partir do dia 1º de fevereiro, quando o vice-prefeito Carlos Souza assume cadeira na Câmara Federal, o cargo será ocupado, na prática, pelo presidente da Câmara Municipal. Há no horizonte, por outro lado, a ameaça representada pelo julgamento de Amazonino no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em caso de vacância do cargo, o preenchimento se daria por eleição indireta, uma vez que transcorreram dois anos do mandato do titular (Art. 81 da Constituição Federal).

A briga é boa e antecipa muitas outras que virão por aí.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. administrador disse:

    Marcos, feliz natal pra vc.

    Quem acompanha os acontecimentos de nossa politica, desconfia seriamente que atitude de Braga ja visa sua candidatura a prefeitura em 2012. A “guerra oculta” de bastidores e preparação, ja começou, assim que terminou as eleições e se definiu os presidentes e governadores. Fico pensando como vai ficar o Omar, ele foi vice de Braga, será que vai apoia-lo em uma possivel e cada vez mais certa candidatura, vamos esperar, quem viver verá.

  2. Francisco disse:

    Em 2012, o Dudu vai concorrer ao cargo de prefeito, tendo como vice a Rebeca Garcia;esta, assumirá a prefeitura em 2014;aquele, concorrerá mais uma vez ao governo. Pode apostar!