Braga está entre Previdência e Integração Nacional. Dilma bate o martelo nesta terça (07/12)

O ex-governador Eduardo Braga terá a sorte decidida nesta terça-feira (07/12), numa reunião entre a presidente Dilma Rousseff, os principais líderes do PMDB e o ex-ministro José Dirceu. O convite para que assumisse o Ministério da Previdência Social vazou na imprensa, no meio da tarde, mas isso é só o começo da história. Uma fonte próxima a ele me contou, agora à noite, o enredo inteiro, que passo para você.

Eduardo deu uma canseira, nesta segunda-feira, no presidente de seu partido, o PMDB, o vice-presidente da República eleito Michel Temer, no ex-ministro José Dirceu, no líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, e no senador eleito pelo Ceará Eunício Oliveira. Eles receberam a missão da presidente Dilma Rousseff de convencê-lo a assumir o Ministério da Previdência Social.

Ocorre que, neste 06/12, é o aniversário de Braga. No domingo, para completar, o time dele, o Fluminense, se tornou campeão brasileiro. Foram dois dias de festa e recolhimento com a família. Só conseguiram localizá-lo no fim da tarde.

A presidente Dilma chamou os líderes do PMDB e sentenciou: “Vocês vão perder o Ministério da Integração Nacional (que deve ir para o PSB, de Ciro Gomes) e ficarão com o Ministério da Previdência”. Ela pediu então que o PMDB apresentasse um gestor para o cargo e sugeriu o nome de Eduardo Braga.

Segundo a fonte do blog, Braga já tinha surgido na cabeça de Dilma para dois outros Ministérios. Minas e Energia foi o primeiro, mas o presidente do Senado, José Sarney, bateu pé e emplacou Édson Lobão – daí toda a polêmica que está na mídia. O PMDB queria então o Ministério dos Transportes, mas o PR levou essa e Alfredo Nascimento desponta como favorito para o cargo, tendo que travar uma briga com Blairo Maggi, mais forte que ele, neste momento, que quer o Ministério da Agricultura.

Dilma quer alguém que desate o nó da Previdência.

Braga não recusou nada, garante a fonte, desmentindo comentário feito há pouco (às 22h49 desta segunda), na Globo News. Disse apenas aos emissários, Temer, Dirceu, Renan e Eunício, que sua condição é que todos os senadores e todos os deputados federais do PMDB referendem sua indicação e prometam 100% de apoio à mini-reforma na pasta. Sem essa mudança na legislação e com as regras aprovadas em 2003, o déficit previdenciário é inevitável, na avaliação do senador eleito pelo Amazonas.

Ficou definido que a indicação fica em suspense, até que tudo seja definido. Dilma, Zé Dirceu, Michel Temer, Renan e Eunício vão discutir a questão nesta terça-feira. No fim da tarde, a presidente bate o martelo.

O PMDB, por outro lado, vai continuar disputando com o PSB para tentar levar o Ministério da Integração Nacional. É para lá que Braga prefere ir, se seu partido levar essa, porque se trata de um Ministério, digamos, mais executivo e afeito à Amazônia.

Resumo da ópera: Braga topa ser ministro da Previdência Social, mas quer apoio político para ficar bonito na foto ou então não pega esse pepino. E prefere o Ministério da Integração Nacional, mas aí já não depende só dele, nem só do PMDB.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Universitário disse:

    que rolo!!!!