Morre o padre Marcelo, um homem com o dom da palavra e do bem

Chego à TV Ajuricaba, em cima da hora, naquela corrida de sair da Ufam, no Japiim, passar na rádio Ajuricaba e entrar no estúdio da TV para gravar o Bom Dia Manaus, no Santo Antonio. Faz tempo, eu sei, mas lembro nitidamente da pauta com “o padre do Pro-Menor Dom Bosco”. Peguei as referências, começamos a gravar e fiquei boquiaberto com o jeito como ele usava as palavras. Tinha, nitidamente, o chamado dom da palavra.

Padre Marcelo envolvia. Sensibilizava. Transmitia no olhar e nos gestos a sensação de um combate, um ultimate fighting, uma luta indormida contra as injustiças. Falava do sofrimento das crianças, dos porcos que criava para alimentá-las e da miséria que encontrava em seu trabalho missionário.

Isso foi por volta de 1986-1987. Lá se vão quase três décadas. E a imagem do padre Marcelo permanece nítida em mim, por essas e tantas outras entrevistas que fiz com ele naquele período e o acompanhamento próximo de seu trabalho.

“Padre Marcelo foi hospitalizado há 20 dias, ao sofrer traumatismo craniano. Ele tinha 76 anos e fez muito pelas crianças de Manaus”, escreveu o vereador Homero de Miranda Leão, no Twitter. “Meu amigo”, acrescenta.

Não tive tanta intimidade, mas o contato com o trabalho de Padre Marcelo me leva a afirmar que usou a amizade íntima com as palavras para tornar-se amigos dos necessitados. E isso o fez tornar-se íntimo de Deus, que a esta altura o deve estar recebendo de braços abertos.

Veja também
4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ulisses da Silva disse:

    Agradeço Marcos Santos pela notícia do falecimento do Pe. Marcelo. Acho que apenas seu blog informou. É incrível a mediocridade de nossos jornais e demais meios de desinformação.Deram tanta evidência à morte do ex-deputado que morreu como bandido e nada de uma boa matéria sobre esse religioso que fez tudo de bom pelas crianças da nossa cidade. Certamente muita gente cresceu e virou pessoa decente graças e esse belo trabalho. Ele era o que o ex-deputado, que morreu como badido, deveria ter sido, ele fez o que o outro deveria ter feito. Felizmente existem outros Pe. Macelo, e outro tanto querendo ser. Infelizmente existem outros como o ex-deputado, que morreu como bandido, e outro tanto querendo ser. E sim, um conhecido meu disse que aqui em Manaus tem Jornalista mas tem também um bando de fofoqueiros.Eu te considero Jornalista e dos bons. Obrigado pela notícia.

  2. arthur cezar ferreira e silva disse:

    COM CERTEZA MARCOS SANTOS., PE. MARCELO EM SEU MINISTERIO FEZ AQUILO QUE SEMPRE FEZ: ESTAR AO LADO DOS MENOS FAVORECIDOS. COMO ALUNO BOSCONIANO TIVE A OPORTUNIDADE DE VISITAR O PRO-MENOR DOM BOSCO POR DIVERSAS VEZES E JA NAQUELA EPOCA JA SE DESENHAVA AQUILO QUE NOS DIAS ATUAIS CHAMAMOS DE PROGRAMA DE GERACAO DE RENDA, MUNDO DO TRABALHO, ACESSO A DIGNIDADE, FORMACAO INTEGRAL TANTO NO LADO AFETIVO, PSICOMOTOR E COGNITIVO., UMA EVANGELIZACAO QUE TRANSFORMA QUE NAO SE LIMITA A IMPLORAR AOS CEUS AQUILO QUE NA TERRA PODEMOS RESOLVER. PADRE MARCELO, VA COM DEUS E INTERCEDA POR NOS JUNTO A JESUS PARA QUE AQUELAS PESSOAS QUE ADMIRAVAM O SEU TRABALHO SEJAM MULTIPLICADORES DE SUA VISAO QUE ESTAVA MUITO A FRENTE SERVINDO AOS MENOS FAVORECIDOS PARA DAR-lHES DIGNIDADE COMO JESUS DEUS AOS DOENTES, AS PROSTITUTAS ENFIM A TODOS OS MENOS FAVORECIDOS. COMO DIRIA O GRANDE EDUCADOR DOM BOSCO: O Senhor colocou-nos neste mundo para os outros.

  3. cesar Guerreiro disse:

    Em minha incansável busca pra reencontrar meu passado mais ou menos recente, descobri na Internet esse artigo do Marcos Santos. Sobre padre Marcelo Bertolucci. Fundador Do pro Menor Dom Bosco. Eu sou ex aluno da instituição. E devo ao ele minha profunda gratidão por todos os princípios cristãos que ali aprendi. Obrigado Padre.

  4. Edilei Ribeiro Lima disse:

    Eu também fui aluno é tive convívio com ele outras pessoas, trabalhei enchendo garrafões de águas ,fiz cursosde elétrica predial e industrial láe devo muitomuito agradecimentos a ele que sempre esteve me encentivando pra tarde um conhecimento profissional e religioso ,tive sempre indo com eles indo aos domingos pra fazenda cuidar dos bichos e aprendi com ele que lutas dificuldades sempre virão,mas se lutamos​ com conhecimento sairemos das batalhas da vida sempre vitoriosos.