Melo vai ao encontro de Braga em SP para garantir ser vice de Omar

José Melo está em São Paulo. Foi chamado pelo ex-governador Eduardo Braga. Levou embaixo do braço uma série de pesquisas, apontando a situação eleitoral. Espera voltar da viagem com o martelo batido, em favor da sua candidatura a vice-governador na chapa de reeleição do governador Omar Aziz.Omar tem muitos desafios pela frente. Precisa, como dizem os marqueteiros, “ciscar para dentro”. O pior dos cenários, agora, seria a defecção de Braga, considerado o mais importante dos eleitores do Estado.

Alfredo levar Serafim Corrêa, pelo que se ouve nos bastidores, pode acabar se transformando numa “vitória de Pirro” para ambos. Os eleitores do ex-prefeito têm um perfil muito antagônico ao do senador e ex-ministro. Não aceitam os dois juntos. Mas não deixou de ser uma vitória política de Alfredo, que fulminou as chances de segundo turno no Estado.

Para Omar, no entanto, entre todos os cenários, o pior seria perder Eduardo Braga, com o qual construiu o Governo e a candidatura à sucessão do mesmo. Melo é, neste momento, uma espécie de pedra angular do processo, imposta pelo ex-governador.

Embora com sérias restrições murmuradas por ex-prefeitos e prefeitos, o ex-chefe da Secretaria de Governo do Amazonas sabe como poucos onde estão os pontos frágeis deles. E levou para Braga um mapa, uma espécie de “caminho das pedras”, para resolver a eleição no interior.

Nos bastidores da campanha de Omar, todos aguardam ansiosos a volta de Eduardo. A data marcada, inicialmente, era 15 de maio, 45 dias após a saída da sede do Governo. É no momento do encontro dele e de Amazonino Mendes, que lhe tem feito críticas veladas e outras nem tanto, que se estabelecerá o tamanho do apoio de cada um e as chances reais da chapa de Omar.

Resumo da ópera: se os dois querem mesmo eleger Omar, ambos estudarão meticulosamente o nome do vice. Senão, os dois se engalfinharão numa luta de egos, um defendendo José Melo, outro defendendo Liberman Moreno ou outro nome qualquer. E talvez o vice-governador ideal na chapa de Omar Aziz seja outro… só mencionado nos bastidores.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. familiares disse:

    por favor publica!

    Sobre a matéria veiculada no Jornal A crítica de hoje, 16/05/10, Caderno Cidades, pág. C-15, repórter Lucy Rodrigues, sobre a paciente que corre o risco de perder o rim transplantado por falta de medicamento, informo que já existe protocolo na Susam desde 29/03/10, não havendo resposta oficial até o presente momento, o que ensejou a propositura de um Mandado de Segurança Processo 2010.001995-2, cujo teor da liminar segue abaixo:

    “Assim sendo, diante da prova documental juntada aos autos a comprovar o padecimento da moléstia e a recomendação dos medicamentos, defiro a liminar suplicada, nos termos pedidos, no sentido de determinar ao Estado que forneça 2 (duas) caixas do medicamento ANTICORPO MONOCLONAL ANTI-CD3 (ORTHOCLONE OKT3) 5MG, SUTENT 50 mg, no prazo de 48 horas do recebimento da intimação desta decisão, sob pena de multa diária de R$500,00 (quinhentos reais) em caso de descumprimento, considerando tratar-se de obrigação de fazer mandamental, nos termos do art. 461, §§ 3.º e 4.º, do CPC.
    Notifique-se a autoridade apontada como coatora, inclusive com a segunda via da inicial e demais cópias de documentos acostados, para que preste informações; e cientifique-se o ente, por meio da Procuradoria Geral do Estado, enviando-lhe cópia da inicial sem os documentos que a instruem, dando-lhes o prazo comum de 10 (dez) dias, nos termos do artigo 7º, incisos I e II, da Lei 12.016/09.
    Após, vista ao graduado órgão do Ministério Público.
    Cumpra-se.”

    Mesmo diante da decisão judicial, o Estado do Amazonas vem negligenciando os pleitos da paciente, que anseia desesperadamente pelo medicamento.

  2. Castro disse:

    Certo dia fui parado na porta de um banco aqui na capital onde me entrevistaram sobre minha futura intenção de voto nessas eleições, como todo bom amazonense não perdi a oportunidade de dar um bisbilhotada/espiadinha e observei não só os números ali já coletados, mas por alguns minutos algumas pessoas dizendo ao entrevistador da pesquisa suas intenções eleitorais. 1º ponto segundo intenções diretas a maioria respondeu sem sobra de dúvida que votará em Omar Azis, ai o entrevistador pergunta por quê? A grande maioria responde “por causa do governador Eduardo Braga”. Por isso advertimos seja lá quem for o vice é preciso que ele (Omar) o faça logo, pois opiniões começaram a muda quando chegar propaganda no rádio e TV e principalmente quando Lula aparecer pedindo voto ao seu arquirival Alfredo Nascimento que já esta praticamente consolidada suas articulações.

  3. Talita disse:

    Que o Ex Governador está apoiando José Melo todos nós sabemos. José Melo sempre foi o servidor mais leal a Eduardo, e é o que tem melhor trânsito no interior, tem apoio da maior parte dos prefeitos e é querido e conhecido, não vejo outro candidato a vice com esse perfil.

  4. Leandro Vina de Andrade disse:

    Marcos Santos, já é a segunda vez que você escreve que o Professor José Melo não e preferido por alguns ex-prefeitos e prefeitos. Na verdade, nobre jornalista, não haveria uma certa omissão de fatos por parte sua e deixando a matéria sem crédito. Esqueceu, quem em 2006, ajudou na vitoria de Eduardo Braga? Se for para escrever em função disso ou daquilo, digo: já ouvi da maioria dos prefeitos e ex-prefeitos apoiarem o Prof. José Melo até para ser cabeça de chapa. Ta pra ti! Se tu me disser em meu e-mail os nomes de tais pessoas, de quem voce fala, eu ti digo o nome dos meus que apoiam José Melo. Sendo assim, posso também dizer que ouvi alguns jornalistas comentarem que teu Blog é copia do Ronaldo Tiradentes. Puuuuublica Marcos Santos e que venha o cidadão que mentiu para o povo do Amazonas em frente das câmeras. AVANTE AMAZONAS, AVANÇA OMAR X MELO.

    Resposta:
    Essa pendência se resolve no jogo político. E respondendo a uma única pergunta: se Braga apoia, o que Melo acrescenta, em termos eleitorais, ao Omar Aziz? Afinal, Melo fez o que tenha feito em nome de um governo que era dirigido por Braga. Ou virou uma entidade à parte?
    Sempre falando do jogo político, caro leitor, o Melo quer derrotar o Alfredo ou apenas escapar de mais uma pernada?
    Verdade é que José Melo tem um espaço dentro do espaço de Braga. O que quis dizer é que Omar precisa estudar com calma os prós e contras da formação de sua chapa. Ainda não consegui ouvir um prefeito que não tenha restrições ao nome do Melo, mas considero isso natural, afinal, ele cumpriu missões espinhosas para o governador, junto às prefeituras.
    É hora de pesar bem os passos. O ex-secretário pode até ser o melhor nome, mas precisa emergir não de uma imposição e sim de um consenso, entende? Que tal se Braga e Omar ouvirem os prefeitos, em on, cara-a-cara, frente-a-frente? Talvez daí saia a verdade sintética de que a chapa tanto precisa.
    Quanto ao mais, aí já são coisas de um departamento no qual eu não entro.

  5. Leandro Vina de Andrade disse:

    Nobre Jornalista Marcos Santos, me permita a tréplica da seguinte forma: “Já o rei da França é cercado por um grande número de estirpe antiga, nobres reconhecidos como tais pelos próprios súditos, e que são por eles estimados. Os nobres tem prerrogativas das quais o rei não pode privá-los sem perigo para si”(O Príncipe – Maquiavel Cap. IV Item 2). Esses nobres, Marcos Santos, recebiam determinados aréas de terras para governar e se tornavam verdadeiros Monarcas, ficando a França cada vez mais fragmentada em seu espaço territorial. Maquiavel faz uma comparação entre a Turquia e a França e explica que não é facil invadir a Turquia. Bom. Ja a França diz: “Acontece o contrário nos domínios governados como a França, pois é mais fácil invadi-los mediante aliança com algum barão. Sempre há descontentes e pessoas que aspiram a inovações. Estes poderiam, pelos motivos indicados, abrir caminho ao invasor e facilitar a sua vitória” (O Príncipie – Maquiavel Cap. IV Item 4. Ora nobre Jornalista, para um Estado que tem um Deputado Federal amiudado em uma eleição municipal, todo cuidado é pouco. E o Professor José Melo não seja uma imposição como voce descreve, mas, talvez o ex-Governador Eduardo esteja fazendo valer a máxima do Dunga, de quem trabalha, merece. E isso é justo. E outra Marcos Santos, no cara-a-cara nada vale. Em 2006 houve prefeito que acendia vela para o Eduardo e outra para o Amazonino. Tinha gente no aniversário do Eduardo lá no Diamont em dezembro de 2006 que nem votou nele e ia cumprimentá-lo. Então Jornalista Marcos Santos, lhe convido a ler O Príncipe.

    Resposta:
    Seja bem-vindo ao clube. E vamos aproveitar também para reler “Da Guerra”, de Carl von Clausewitz, e, sobretudo, “A arte da guerra”, de Sun Tzu. Neste, aliás, há um ilustrador capítulo sobre “guerra com espada embainhada”, em que o general fala sobre como ganhar um confronto antes mesmo dele começar. Amazonino era craque nisso – basta ver que “enfrentou” Marlene Pardo em eleição para o Senado (1990), José Dutra para a Prefeitura (1992) e Nonato Oliveira para o Governo do Estado (1994).
    Nizan Guanaes, para mim um mestre clássico, embora bem mais recente, afirma que o último a viver de “Feeling” foi Morris Albert. Eduardo Braga está cheio de pesquisas. Tem tudo para tomar a melhor decisão nesse caso da vice, agora que Omar colocou isso nas mãos dele.