Especialista vê problemas na tubulação da Cigás

Não é à toa que as valas da Cigás estão sendo reabertas. Um especialista lembra que, na floresta, o gasoduto Coari-Manaus teve os tubos revestidos por uma proteção especial e depois recebeu uma camada de concreto. Além disso, os pontos de solda têm que receber uma proteção extra. A informação chegou ao blog depois da entrevista do professor José Luiz Sansone, professor de engenharia mecânica da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e coordenador do curso de pós-graduação latu senso de Gás Natural.Sansone, aliás, disse na entrevista ao CBN Manaus que vários dos alunos do curso, que integram a sexta turma, em fase de conclusão, estão estudando a colocação dos tubos pela Cigás. “A solda precisa de Raio-X, para teste, e proteção especial”, disse.

A fonte, que ligou em seguida e pediu anonimato, lembrou que há uma obrigatoriedade de colocação de marcos, a cada 100 metros, indicando que naquele local passa uma tubulação de gás. As normas para evitar acidentes incluem também marcos de georeferenciamento, através dos quais será possível saber exatamente onde estão os tubos.

Os especialistas estão preocupados que a Cigás, não seguindo todos os procedimentos, venha a causar acidentes no futuro. A falta de transparência no serviço da empresa, que tem uma comunicação deficiente com o público e causa muitos transtornos ao trânsito, traz incertezas quanto ao trabalho que realiza nas ruas.

Veja também
5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Rodrigo Dias disse:

    Marcos, você sabe dizer por que eles abrem o buraco, colocam a tubulação, fecham, depois abrem de novo, colocam a tubulação, depois fecham novamente. Já estão na terceira vez que fazem essa manobra estranha. Não podem colocar tudo de uma só vez?! Precisa abrir e fechar tantas vezes?!

  2. Socorro Santos disse:

    KKKK Meu pai José Mathias (dono da Serraria Mathias), tem 87 anos, totalmente lúcido, ainda dirige e cantou essa bola, apesar de não ser engenheiro. Disse que o serviço estava sendo mal feito e que lá na frente corria o risco de explodir, caso eles não verificassem a tempo. Parabens meu pai, cada dia te admiro mais, o seu curso primário e experiência de vida da de mil a zero em quem tem faculdade!

  3. Paulo Oliveira disse:

    Esta tubulação,bem como a obra do Prosamim,carece de qualidade.A CIGÁS não consegue terminar a obra em nenhum trecho,vide Constantino Nery,Torquato etc… A pista inaugurada a alguns dias(dias)está esburacada,com o asfalto em péssimo estado e grande depressões,na Compensa. É preocupante a qualidade destas obras, e a ponte?

  4. ANDRADE disse:

    Não está bem esclarecido pela Cigás a forma técnica de construção do gasoduto urbano, haja vista, que esta empresa já foi convidada várias vezes para falar sobre a obra e nunca apareceu para tirar dúvidas dos técnicos.

    Desde do inicío desta obra, com a aprovação do Relatório de Impacto Ambiental-RIMA, que apresenta várias falhas no estudo geotécnológico e plano de gerenciamento de risco, já que, esta obra passa pelas vias principais do município, reforça cada vez mais a denúncia do especialista Sansone.

    Sem dúvida, é preciso que os órgãos fiscalizadores como TCE, MPF, MPE, CREA-AM e a sociedade exija da CIGÁS uma transparência quanto a aplicação de normas técnicas aplicadas na construção e montagem dos dutos. Em Manaus tem vários especialistas preparados para realizar uma auditoria nesta obra que apresenta várias falhas como apresentada pelo professor Sansone e diversos especialistas da área.

    Gostaria de parabenizar o professor Sansone pela coragem de denunciar este tipo de irregularidade apresentada na construção e montagem do gasoduto urbano de Manaus. PARABÉNS!!!

  5. Neimar disse:

    SÓ QUANDO ESSA TUBULAÇÃO EXPLODIR E MATAR ALGUMAS PESSOAS É QUE AS “AUTORIDADES” DESTA CIDADE VÃO QUERER TOMAR ALGUMA PROVIDÊNCIA PQ A DONA DA CIDADE É A CIGÁS Q FAZ O Q QUER E NÍNGUEM, NEM JUDICIÁRIO, EXECUTIVO E LEGISLATIVO, NÃO FALA E NEM FAZ NADA!! PQ ELA ESTÁ PAGANDO MUITO BEM PARA FAZER O Q QUER, MANAUS ESTÁ SEM AUTORIDADE COM A CIGÁS!!! A MAIOR CONSTRUTORA DE BURACO E ASFALTO COM DESNÍVEL DA HISTÓRIA DO AMAZONAS!!! ACORDA MANAUS!!!