Omar na frente na capital, Alfredo lidera no geral por ter vantagem no interior

A disputa para o Governo do Estado, segundo rumores ouvidos nos bastidores da política estadual, começa com o novo governador do Estado, Omar Aziz, à frente em Manaus. Números de diversas pesquisas que circulam nos bastidores, embora sem autorização para serem divulgados, mostram que a liderança geral, embora praticamente em empate técnico, ainda é do agora ex-ministro dos Transportes Alfredo Nascimento.

Falam alto na capital, a favor de Omar, as obras do Prosamim, especialmente na Zona Sul, a Avenida das Torres e a ponte sobre o rio Negro.

No interior, por incrível que pareça, quanto mais demora para entregar os portos prometidos na campanha para o Senado, em 2006, Alfredo cresce. É por aí que os prefeitos se queixam da demora do Estaleiro Rio Amazonas (Eram), responsável pela construção dessas obras na maioria dos Municípios, mas o finalmente senador não mexe uma palha para removê-lo.

Esses mesmos prefeitos continuam fiéis ao ministro porque os recursos estão todos empenhados, mas a liberação financeira, o dinheiro vivo, ocorre em conta-gotas. Em outras palavras, a obra vem, a população quer e espera, mas o prefeito tem que falar bem de Alfredo ou então o Município pode ficar de fora do pacotão que ele deixou pendurado no Ministério dos Transportes e que garante empregos valiosos para a economia estagnada do interior.

No meio dessa disputa também há uma ironia. Alfredo se elegeu senador prometendo os portos, o asfaltamento da BR-319 e a duplicação da BR-174, até Presidente Figueiredo, mas porque retirou a credibilidade para essas promessas da larga vantagem do presidente Lula, então candidato à reeleição, e acenando com a possibilidade da volta dele ao Ministério dos Transportes. Agora, para emplacar as promessas que quiser, dependerá da vantagem da ministra Dilma Rousseff, de quem é amigo pessoal.

Omar e Serafim, integrantes da “base aliada” do Governo Lula – e aí a grande ironia –, terão que contar com um bom desempenho do ex-governador de São Paulo José Serra para equilibrar a disputa.

O Amazonas votou majoritariamente com o vencedor nas disputas presidenciais deste período democrático. Foi assim com Collor, Fernando Henrique duas vezes e Lula duas vezes. Se essa tendência se mantiver, o resultado das pesquisas eleitorais nacionais serão decisivas para a disputa majoritária local.

Correndo por fora, mas estribado nos cerca de 26% de votos que traz desde a derrota para Amazonino Mendes, na eleição municipal, está o ex-prefeito Serafim Corrêa. Ele costuma crescer quando começa o horário eleitoral gratuito na TV. Foi por aí que surpreendeu Omar Aziz e ganhou a vaga contra Amazonino no segundo turno da disputa de 2008. Sua estratégia deve ser ocupar o vácuo de Alfredo e Omar, esperando que se engalfinhem e um dos dois dispare na disputa, tirando voto do outro. Isso garantiria para Sarafa uma vaga no Segundo Turno.

Dois outros personagens, mesmo sem participar diretamente da disputa, serão decisivos: o ex-governador Eduardo Braga e o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes. Braga já se definiu por Omar. Amazonino tem dado sinais em direção a Alfredo, mas mostrou, em outras eleições, que seu envolvimento direto em favor de outrem não é, digamos, tão empenhado. Pode, no entanto, tapando buracos, melhorando o trânsito e falando bem de um candidato, conseguir os votos decisivos numa disputa apertada.

A corrida eleitoral de 2010 disparou.

Veja também
3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. wolf disse:

    – Papai, o que é Páscoa???

    – Ora, Páscoa é … bem .. é uma festa religiosa!

    – Igual ao Natal?

    – É parecido. Só que o Natal comemora-se o nascimento de Jesus, e na Páscoa, se não me engano, comemora-se a sua ressurreição.

    – Ressurreição?

    – É, ressurreição. Marta, vem cá!

    – Sim?

    -Explica pra esse garoto o que é ressurreição pra eu poder ler o meu jornal.

    – Bom meu filho, ressurreição é tornar a viver após ter morrido. Foi o que aconteceu com Jesus, três dias depois de ter sido crucificado. Ele ressuscitou e subiu aos céus. Entendeu?

    – Mais ou menos … Mamãe, Jesus era um coelho?

    – Que é isso menino? Não me fale uma bobagem dessas! Coelho! Jesus Cristo é o Papai do Céu! Nem parece que esse menino foi batizado! Jorge, esse menino não pode crescer desse jeito, sem ir a uma missa pelo menos aos domingos. Até parece que não lhe demos uma educação cristã! Já pensou se ele solta uma besteira dessas na escola? Deus me perdoe! Amanhã mesmo vou matricular esse menino no catecismo!

    – Mamãe, mas o Papai do Céu não é Deus?

    – É filho, Jesus e Deus são a mesma coisa. Você vai estudar isso no catecismo. É a trindade. Deus é Pai, Filho e o Espírito Santo.

    – O Espírito Santo também é Deus?

    – É sim.

    – E Minas Gerais?

    – Sacrilégio!!!

    – É por isso que a Ilha da Trindade fica perto do Espírito Santo?

    – Não é o estado do Espírito Santo que compõe a Trindade, meu filho, é o Espírito Santo de Deus. É um negócio meio complicado, nem a mamãe entende direito. Mas se você perguntar no catecismo a professora explica tudinho!

    – Bom, se Jesus não é um coelho, quem é o coelho da Páscoa?

    – Eu sei lá! É uma tradição. É igual ao Papai Noel, só que ao invés de presente ele traz ovinhos.

    – Coelho bota ovo?

    – Chega! Deixa eu ir fazer o almoço que eu ganho mais!

    – Papai, não era melhor que fosse galinha da Páscoa?

    – Era … era melhor, sim …ou então urubu.

    – Papai, Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, né?

    – É.

    – Que dia ele morreu?

    – Isso eu sei: na Sexta-Feira Santa.

    – Que dia e que mês?

    -(???) Sabe que eu nunca pensei nisso? Eu só aprendi que ele morreu na Sexta-Feira Santa e ressuscitou três dias depois, no Sábado de Alelulia.

    – Um dia depois!

    – Não, três dias depois.

    – Então morreu na quarta-feira.

    – Não, morreu na Sexta-Feira Santa … ou terá sido na Quarta-Feira de Cinzas? Ah, garoto, vê se não me confunde! Morreu na sexta mesma e ressuscitou no sábado, três dias depois!Como?

    Pergunte à sua professora de catecismo!

    – Papai, por que amarraram um monte de bonecos de pano lá na rua?

    – É que hoje é Sábado de Aleluia, e o pessoal vai fazer a malhação do Judas. Judas foi o apóstolo que traiu Jesus.

    – O Judas traiu Jesus no sábado?

    – Claro que não! Se Jesus morreu na sexta!!!

    – Então porque eles não malham o Judas no dia certo?

    – Ui …

    – Papai, qual era o sobrenome de Jesus?

    – Cristo. Jesus Cristo.

    – Só?

    – Que eu saiba sim, por quê?

    – Não sei não, mas tenho um palpite de que o nome dele era Jesus Cristo Coelho. Só assim esse negócio de coelho da Páscoa faz sentido, não acha?

    – Ai Coitada!

    – Coitada de de quem?

    – Da sua professora de catecismo!

  2. CÉLIA SILVA disse:

    PORQUE VOCE, E O RONALDO NÃO FALAM DO CASO CHICO PRETO, decisão antecipada da ALE,gostaríamos de le a opiniao de vocês é importante. Sou fâ de carteirinha dos Senhores. GRATA

  3. Celerino Leite disse:

    Nobre jornalista.
    Como vocês são, inquestionavelmente , mais ouvidos em Manaus, talvez pudessem alertar ao Sr.Prefeito, sempre meu candidato preferido, que o fato da proibição de veículos pesados transitarem em determinadas horas pelas Av. Constantino Nery – Djalma Batista etc.., estes irresponsáveis motoristas estão, literalmente, acabando com as ruas e avenidas do Parque da Laranjeiras, Parque 10 e outros, para terem acesso à Efigênio Sales/Distrito Industrial . A recuperação dessas dezenas de ruas e avenidas que estão sendo destruídas poderão custar milhões de votos…..