Uma saída para o engarrafamento na Ufam

O leitor J. Bartz, que é administrador de empresas, aponta um caminho alternativo para resolver o problema de trânsito na avenida General Rodrigo Otávio, aquela que sai do viaduto Gilberto Mestrinho, na Bola do Coroado, em direção à Ufam, Japiim e Distrito Industrial.Veja a íntegra do e-mail J. Bartz enviou a mim e ao Ronaldo:
“Prezados Marcos e Ronaldo,
Circulo diariamente no Dist.Ind. e para voltar pra casa enfrento um tormentoso engarrafamento que começa na principal av.do Distrito que é a Buriti, continua por dentro do Conj.Japiim, entra na Av. Contorno,(devido ao semafaro em frente ao Macro). Minha sugestão e a contruçao de uma estrada que iniciaria na Buriti e passaria entre o novo conjunto, construído recentemente, que tem como nome Eliza Miranda e encontraria a estrada que passa pela Ulbra,(sem afetar nada, pois passaria ao largo tanto da Ulbra como do Conj. Atilio Andreazza que também lá fica. Conforme podem ver na foto Google anexa, onde o conjunto fica a direita da Ulbra).
A área onde seria construída esta estrada é de propriedade da Suframa, o que não envolveria indenização. Pelo menos assim acredito, já que, recentemente, a Suframa cedeu área para construir um conjunto particular (Eliza Miranda). Não vejo problemas para contruir uma estrada desta importância.
O outro gargalo, que fica na entrada da Ufam, demandaria uma passagem de nível (tal qual a do Santos Dumont), esta de mais simples observação e obviedade,  a qual espero esteja nos projetos dos novos governantes pois em toda área a situação é muito complicada.
Coloco meu e-mail à disposição das autoridades: [email protected].
J. Bartz”

A imagem do Google, enviada por Bartz, mostra como está complexo o trânsito nos arredores da Ufam e a estrada que ele sugere

A sugestão, a meu ver, esbarra na questão ambiental, porque a estrada sugerida passa em meio a uma Área de Preservação Ambiental (APA), mas fica a sugestão do ouvinte-leitor.
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Miguel Biango disse:

    Marcos Santos,
    Fico muito satisfeito em verificar que a questão urbana já faz parte das preocupações de todos em nossa cidade de Manaus.
    Como voce sabe, sou Arquiteto Urbanista e fui, em 2006, numa parceira profissional com o Engenheiro José Laghi, um dos autores do Projeto dos Complexos Viários Gilberto Mestrinho e Antonio Simões, contratados e construídos pela Prefeitura de Manaus.
    A questão do congestionamento atual no Complexo Gilberto Mestrinho está diretamente relacionada ao acesso à UFAM. Duas sugestões podem auxiliar na solução:
    1- Mudar o acesso principal do Campus da Av. Rodrigo Otávio para a Avenida Cristo Rei, no Coroado, que margeia o Campus Universitário. Desta forma se possibilitaria o acesso ao Campus, com uma grande faixa de avenida para estoque de veículos com uma boa faixa de redução de velocidade sem retenções na Rodrigo Otávio. Quem estiver na Bola do Coroado passa a fazer o acesso ao Campus através da Av. Beira Rio e acessaria o Campus pela Cristo Rei.
    2- A Construção de uma passagem de nível no acesso ao Campus.(Solução prejudicada pelo alto custo e termos na cidade outros pontos de cruzamento com maior nível de prioridade, como a Bola do São José ou a Av. André Araújo com Paraíba).

    Para amenizar a solução e ganharmos tempo enquanto não se faz a obra definitiva, poderia, a PMM, estabelecer a faixa de espera(estoque) no cruzamento com Sinal existente, ao centro da Av. Rodrigo Otávio, com a atual faixa de estocagem (a direita)sendo transformada em faixa livre em seguimento, liberando o trafego em definitivo sem interferencia das sequencias de sinal. Para isso será necessário realizar pequenas obras de alargamento de faixas e inversão de canteiros, mas com um custo muito razoável.
    Qualquer dúvida estamos a disposição.
    Forte abraço,

    Miguel Biango.
    Arquiteto Urbanista
    Secretário Geral do PMDB-Am