Sinalização, um dos grandes problemas de Manaus

A sinalização de trânsito, vertical (placas) e horizontal (no chão) é uma necessidade do tráfego cada vez mais louco das grandes cidades. Manaus, de uma hora para outra, ficou sem nada disso. A avenida Coronel Teixeira ou Estrada da Ponta Negra, única sinalizada, tornou-se um oásis.O viaduto Gilberto Mestrinho, que custou R$ 76 milhões, até hoje está tão mal sinalizado que o secretário municipal de Infraestrutura, Américo Gorayeb, disse à rádio CBN Manaus que um dos problemas no local é que os motoristas não sabem que podem subir e virar à esquerda, no sentido Ufam, para chegar ao Coroado. A maioria acaba fazendo a Bola do Coroado inteira, como antigamente, ajudando a aumentar os congestionamentos.

Na rua Maués, onde foi feita uma ponte, recém-inaugurada, pelo Governo do Estado, também está faltando sinalização.

No viaduto Miguel Arraes, confluência da Darcy Vargas com Recife ou Mário Ypiranga Monteiro, as linhas pontilhadas só servem para confundir o motorista.

É comum, aliás, você seguir pelas faixas, tentando ser um motorista legal, e acabar dando de cara com a sarjeta, onde a maioria termina.

Há recursos para isso. O IPVA não é uma taxa, cujo faturamento só pode ser usado numa destinação predeterminada. Algum governador esperto o transformou em imposto e agora não precisa mais usar no trânsito – pode usar em qualquer coisa.

Só há um caminho para resolver essa situação absurda: pressão popular. Vamos ajudar a CBN Manaus e exigir que Detran (a Torquato Tapajós, por exemplo, ainda é estadual e está tão mal sinalizada quanto os outros locais. E a ponte da rua Maués? Não é obra do Governo do Estado?) e IMTT (esse tem todo o resto da cidade para sinalizar e não sinaliza) cumpram suas destinações e resolvam esse problema.

É um absurdo, aliás, que ele exista. A falta de sinalização explica grande parte dos problemas do trânsito de Manaus.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. 0 everlin melo disse:

    Mazoca tá fazendo nada na PMM! Av. Buriti, entre o conjunto Manaus/2000 e Bola da Suframa tá sem sinalização.

  2. Acho hilário a sinalisação de Manaus (se não fosse tão perigoso). Todos os estrangeiros a chegar em 2014 vão se perder logo nessa bagunça – e não é somente a falta de sinalisação, mas tambem a qualidade da que já tem – há placa que tira a visão dos motoristas, placa que dá direção errada, placa caida, e placa tão mal-situada que é simplesmente um perigo danado.

    Tambem eu realmente ADORARIA saber quem foi o responsável pelo modelo atual das placas de rua (as placas que dão os nomes de rua) – letras minúsculas, quase ilegíveis durante o dia, nem pensar no escuro (o fundo azul-escuro foi especialmente bem pensado neste respeito). Exatamente o que eles estavam pensando?

    Para mim, realmente parece que não tem ninguem qualificado/habilitado responsavel pela sinalisação. Será que eis o problema? Alguem já perguntou isso?

    Acho que eu vou levar a máquina comigo no carro, e vou bater fotos dos piores casos para colocar no meu blog. Vou começar com a placa na entrada da vila do Careiro do Castanho (chegando do sul) – uma placa enorme, claramente indicando (para quem não se acostumou a sinalisação ‘diferente’ de Manaus) que uma faixa vai para Careiro, enquanto a outra faixa vai para Manaus – o problema é que a estrada só tem duas faixas, para transito em mão dupla… Mas isto pode ser até perdoavel num local rural – só que o mais que se aproxima da cidade, o pior a situação fica!