O abandono do Pavilhão Universal na praça Tenreiro Aranha

O atento ouvinte da CBN Manaus Sebastião Gomes fotografou o Pavilhão Universal, um monumento do Período Áureo da Borracha, inaugurado em 12 de outubro de 1912, localizado na praça Tenreiro Aranha. Mandou, anexo, notícia de 7 de março de 2007, ainda sob gestão do ex-prefeito Serafim Corrêa, quando o monumento foi reaberto.

A foto mostra o Pavilhão Universal após a reforma, começando a perder os traços originais. (Todas as fotos deste post são de Sebastião Gomes)

Sebastião recorda que nesta sexta-feira, 19/03, é o Dia do Artesão. E foi esse o pretexto para a reinauguração do prédio, com pompa e circunstância, no dia 16 de março de 2007. Houve até “uma extensa programação artística e cultural, além da realização de uma exposição de produtos artesanais e do oferecimento de variados serviços gratuitos”, conforme noticiava o Portal Amazônia, naquela ocasião.
A administração do espaço é da Manaustur que, na ocasião, se propunha a dedicar o espaço “à realização de vernissages no campo da ciência e da arte”.
Três anos depois, veja o estado em que se encontra o pavilhão:

A escada de ferro fundido está hoje abandonada, no centro do salão que vai sendo tomado pelo lixo

Sebastião só lamenta que ainda não tenha sido inventada uma mídia capaz de transmitir a fedentina do local

O que deveria ser uma atração turística, adornada para atrair visitantes, está desse jeito

A destruição, do tempo e dos vândalos, está por toda parte

Eis aí um exemplo de espaço para ressaltar o orgulho de um período em que a produção amazonense liderava a pauta de exportações brasileira, que se perde em nossa falta de memória

O Pavilhão Universal, mais um dos marcos da história amazonense abandonados, foi edificado na praça Oswaldo Cruz, em frente ao Banco do Brasil, mas, na década de 1970, acabou transferido para a praça Tenreiro Aranha.
Está na hora de resgatá-lo.
Sebastião Gomes, obrigado pela autorização para publicar as fotos e continue atento. É com esse olhar, sobretudo carinhoso, para com nossa cidade, que vamos conseguir mudar esse quadro caótico de falta de amor pelas nossas coisas. Demora, mas a gente consegue.
Veja também
4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. jorgeteixeira disse:

    Realmente o pavilhao que ja mudou de lugar varias vezes está abandonado, dormindo. Dia 14 estive lá na praça. Tá bem popular: odor de fezes, mijo e muito vidro quebrado.

  2. jluiz disse:

    Será que foi abandonado logo após a reinauguração? porque até 2008 havia movimento por lá, em debate na TV o Omar Aziz garantia que “dinheiro tinha” o Serafim é que era muito devagar, o fato é que 15 meses de governo dava para recuperar aquilo ali,e, instalar uma lanchonete depois retirar essas imundicies de lanches do meio da rua que só servem para “enfeiar” a cidade e juntar malandros.

  3. Roque Costa disse:

    Estive visitando o Pavilhão Universal, mesmo com a tristeza do abandono, fiquei feliz com 05 mulheres e 01 homem fazendo a demolição para posterior remontagem na mesma praça em outro local já definido, possivelmente reinaugurado em novbro de 2019!

    1. Roque Costa disse:

      Este patrimônio público não pode deixar de existir, ele representa a história áurea da Amazônia, merece respeito ao patrimônio artístico e cultural da cidade!