EXCLUSIVO Ipem-AM é extinto e nasce o Inmetro-AM, após 25 anos

O novo Inmetro-AM será dirigido pelo engenheiro Márcio André. Foto: Divulgação

Após 25 anos, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) cancelou o convênio com o Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (IPEM-AM), e criou o escritório regional do órgão em Manaus.

O novo Inmetro-AM será dirigido pelo engenheiro Márcio André, atual assessor especial da Presidência do Inmetro e ex-presidente do Ipem-AM.

A portaria nº 479, de 9 de outubro de 2018, que cria o Inmetro-AM, foi publicada no Diário Oficial da União, edição desta quinta-feira (11/10).

O presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, justificou a decisão em razão da necessidade de descentralização das atividades da autarquia para uma melhor gestão e operação de seus processos de controle metrológico e da avaliação da conformidade. É meta do órgão criar um conjunto de laboratórios certificados para apoiar à Zona Franca de Manaus e investir nas Unidades Básicas de Fiscalização Fluvial de Pesquisa.

O Inmetro é proprietário de todas as instalações físicas do Ipem-AM e paga os salários de 150 funcionários.A portaria estabelece que os servidores cedidos pelo Ipem-Fortaleza permanecem no quadro de pessoal. A partir desta quinta-feira começa a contar o aviso prévio para os 27 comissionados do Estado, que serão desligados do órgão.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *