Veja como identificar problemas auditivos nas fases de crescimento das crianças

A audição infantil precisa ser testada e exercitada desde cedo. Isso é fundamental, já que as crianças aprendem a falar naturalmente na medida em que ouvem os pais, nos primeiros anos de vida. Crianças que demoram mais para falar ou são muito dispersas e distraídas podem estar com problemas de audição.

Mesmo depois do teste da orelhinha, que agora é feito logo após o nascimento, os pais devem ficar atentos porque as dificuldades para ouvir podem ocorrer mais tarde devido a diversos fatores, como otites e o uso de medicamentos. Daí a importância de os pais levarem seus filhos a um médico otorrinolaringologista assim que suspeitarem de algum problema.

Quanto mais cedo melhor. As crianças, mesmo com perda auditiva leve ou moderada, que não começam logo o tratamento podem ter mais dificuldade para aprender a falar e ler, o que prejudica a aprendizagem na escola. A troca de fonemas e o baixo rendimento nas aulas e provas podem ser alguns indícios de déficit auditivo em crianças com idade escolar. Em grande parte dos casos, a indicação do otorrinolaringologista é do uso de aparelho auditivo.

“A audição tem papel vital no desenvolvimento da linguagem e da fala, importantes na comunicação e na interação social da criança. A perda auditiva, se não for tratada, pode acarretar uma série de limitações: timidez, retraimento, problemas de aprendizado e relacionamento”, afirma a fonoaudióloga Marcella Vidal, da Telex Soluções Auditivas.

Mais de 3 milhões de crianças têm problemas de audição na América do Norte. No Brasil, não existem estimativas, mas os especialistas acreditam que esse número também seja grande.

Testando a audição. Como as crianças devem reagir aos sons, em cada fase:

Até 3 meses
Asusta-se com ruído forte
Faz sons vogais como “ooh” e “aah”

Dos 3 aos 6 meses
Balbucia bastante
Movimenta os olhos e vira a cabeça na direção de vozes

Entre 6 meses e 9 meses
Responde ao seu próprio nome
Imita a fala com sons
Brinca com repetição da voz “La-la-la-la”

De 9 a 12 meses
Responde diferentemente a conversa feliz ou raivosa
Usa duas ou três palavras corretamente

De 1 a 2 anos
Identifica pessoas, partes do corpo
Pode nos dizer o que quer
Gesticula com fala apropriada
Repete algumas palavras ditas
Aumenta o vocabulário com aproximadamente 20 palavras

 

Sintomas de perda auditiva nas crianças:

Não se assusta com sons intensos
Falta de atenção
Isolamento e/ou agitação
Trocas na fala
Demora para falar
Dificuldade para entender o que as pessoas falam
Senta próximo à TV mesmo com o volume alto
Vira a face para um determinado lado (tendência a priorizar a orelha com melhor audição)
Baixo rendimento escolar

 

Dicas para a estimulação da linguagem e potencial auditivo das crianças:

* Converse com a criança desde cedo, não importa se ela não responde. Quando você fala com ela, está mostrando como usar os lábios e a língua.
* Não deixe de cantar para o bebê quando ele estiver acordado. Cante com voz suave, em tom amoroso.
* Leia em voz alta para o bebê. Nada estimula mais a criança do que escutar você falar. Os livros ilustrados com figuras e desenhos complementam esse estímulo e são ótimos para desenvolver as habilidades infantis.

 

 

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.