Apenas 50% dos portadores de Alzheimer recebem o diagnóstico e têm acesso aos tratamentos

Na semana do Dia Mundial de Conscientização sobre o Alzheimer, que é nesta quinta-feira (21), o médico neurologista da Unimed Manaus, José Francisco Queiroz, chama a atenção da população para a importância dos cuidados preventivos, ainda na juventude, e da detecção precoce da doença. Neste mês de setembro, várias ações de conscientização estão ocorrendo em todo o mundo. O tema da campanha, neste ano, é Lembre-se de mim”, uma referência ao fato de que menos de 50% dos portadores de Alzheimer recebem esse diagnóstico e têm acesso aos tratamentos disponíveis.

O Alzheimer faz parte de um grupo de doenças chamadas demências, que surgem, principalmente, a partir dos 60 anos. Devido o envelhecimento da população mundial, estima-se que, até 2050, 115,4 milhões de pessoas tenham Alzheimer. A doença atinge mais de 1 milhão de pessoas no Brasil.

O neurologista ressalta, entretanto, que os cuidados preventivos devem fazer parte da rotina das pessoas, independente da idade. “O Alzheimer é uma doença que atinge principalmente os idosos, mas a prevenção deve começar ainda na juventude”, declarou.

José Francisco explica que a prevenção contra a doença passa pela adoção de um estilo de vida saudável, com prática de exercício físico regular, alimentação balanceada, longe do tabagismo e sem excessos no consumo de bebidas alcoólicas.

De acordo com o médico, o Alzheimer é caracterizado pela perda progressiva da memória, da orientação de tempo e espaço e incapacidade de realizar tarefas simples do dia a dia.  “A pessoa começa a não lembrar, por exemplo, aonde guardou determinados objetos, como a chave do carro, ou mesmo esquecer nomes. Esses sintomas vão se agravando com o tempo”, frisou.

Ele diz que, apesar de o Alzheimer  causar o esquecimento, outras doenças, como deficiência de vitamina B12, hipotireoidismo e sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), podem também ter esse efeito. Por isso, é importante procurar um especialista para ter um diagnóstico preciso.

José Francisco ressalta que quanto antes a doença for diagnosticada, maiores as chances de retardar o agravamento dos sintomas. “O Alzheimer é uma doença que não tem cura, mas existem medicamentos para auxiliar os pacientes”, acrescentou.

O médico destaca que o apoio da família é primordial para que o paciente diagnosticado com Alzheimer tenha qualidade de vida. “Vai ter momentos em que a pessoa vai deixar de lembrar-se dos próprios familiares. É preciso ter paciência e compreender que isso é consequência da doença”.

Viver Bem

A Unimed Manaus tem trabalhado a prevenção das doenças e estimulado a adoção de hábitos saudáveis, por meio do programa Viver Bem, lançado este ano. Conforme a enfermeira e gerente do Viver Bem, Carla Virgínia, o programa é formado por equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e assistentes sociais, disponíveis para atender os beneficiários que já possuem alguma doença crônica ou que desejam passar a adotar hábitos mais saudáveis. O atendimento aos pacientes é desenvolvido de forma individual e também com atividades em grupo.

Prevenção ao Alzheimer

– Exercício físico regular – ajuda a proteger contra a deterioração do tecido cerebral no hipocampo e em outras áreas críticas para a memória.

– Alimentação balanceada, rica em verduras e frutas e sem a ingestão de produtos industrializados.

– Cuidado com o sono – dormir pelo menos 8 horas por noite ajuda no funcionamento do cérebro, aumentando a capacidade para pensar e armazenar informação.

– Fazer atividades que estimulam o cérebro, como ler, brincar com jogos eletrônicos, jogo da memória e fazer palavras cruzadas.

– Reduzir o estresse do dia a dia (o estresse produz hormônios ruins para o cérebro) – tenha momentos de lazer com a família, faça atividades que proporcionem prazer.

 

Veja também

Manaus vai sediar encontro da ANS sobre regulação de Planos de Saúde A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está preparando mais uma edição do Encontro ANS, evento direcionado aos agentes do setor para discutir temas relacionados à regulação do mercado de planos de saúde. A atividade ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de novembro, em Ma...
Amazonas é destaque no encerramento da COP23, na Alemanha  O “Amazonas for the planet program”, lançado pelo Governo do Amazonas na 23ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP23), em Bonn, na Alemanha, foi destaque nesta sexta-feira (17/11), no encerramento do evento. Com a participação de 197 países empenhad...
Governo do Amazonas inicia processo de licitação para construir três novos presídios no interior do ... Foto: Stéfany Seixas/ SeapPor determinação do governador Amazonino Mendes, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) encaminhou à Comissão Geral de Licitação (CGL) processos para abertura de certame visando a contratação de empresas especializad...
Uma surpresa Eis senão quando, vejo-me “autor”. Conto como ocorreu o fenômeno: agindo à sorrelfa, numa trama digna de “thriller” cinematográfico, meus quatro filhos reuniram alguns destes escritos que eu cometo semanalmente, convenceram uma editora e publicaram o conjunto em forma de um ...
Arthur defende liberação da maconha, homossexuais e privatização. E pode renunciar em abril Arthur está de boltanao belho estilo que polemiza e inquietaA Revista Exame, da Editora Abril, coloca o prefeito Arthur Virgílio entre os que renunciarão em abril de 2018. O jornal espanhol El País é mais contundente. Mostra um Arthur que defende da privatização total à...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook