‘Obstáculos políticos’ considerados removidos e está tudo pronto para privatização da Amazonas Energia

A Amazonas Energia, concessionária do fornecimento de energia no Estado, está entre as seis empresas do setor consideradas prontas para privatização. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que conduz as negociações, considera inclusive que os chamados “obstáculos políticos” estão superados. Ou seja, qualquer problema quanto à mobilização popular ou opinião contrária da representação política amazonense foi superado. O negócio está pronto para deslanchar.

 

Garantias

Há dois ângulos de visão na privatização da Amazonas Energia: pior que está não vai ficar, mas quais são as garantias de que a empresa vencedora e nova dona do parque energético do Estado irá respeitar limites de preços? É daí que vem todo o panavueiro.

 

Luz para todos

Os beneficiários do Luz para Todos são uma preocupação à parte, nesse processo de privatização. Eles pagam taxa fixa, simbólica, porque são caboclos ribeirinhos, A empresa privada que se tornar dona do fornecimento de energia vai respeitar esse aspecto social do negócio?

 

Prosamim

Uma das maiores bolas dentro da gestão estadual em todos os tempos, o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), idealizado e executado por Eduardo Braga, seguido por Omar Aziz e praticamente abandonado por José Melo, trouxe um problema colateral. Os moradores, retirados das palafitas que povoavam as margens dos igarapés, estão inadimplentes com as contas de água e luz. A maioria vivia de “gato”, as ligações clandestinas, e não soube absorver a nova despesa.

 

‘Bem-estar do servidor’

O Governo do Estado está lançando o programa “Bem-estar do servidor”, para “humanizar” as relações da administração com o servidor estadual. Há um caminho mais simples: o governador José Melo pode ordenar a volta do tíquete refeição, agora que declara ter o Estado bilhões em caixa. Isso vai reabrir os pequenos restaurantes que existiam ao redor dos órgãos estaduais e fecharam as portas, entre outros benefícios. Retirar o tíquete foi uma das maiores crueldades do governador.

 

Hamilton Saraiva é o desembargador

A coluna noticiou, em primeira mão, que Hamilton Saraiva seria a “zebra” na escolha do desembargador pelo Ministério Público Estadual (MPE). Em 20/2, quando foi publicada, com Fábio Monteiro parecendo franco favorito, a notícia soou fantasiosa. Agora, confirmada a escolha, ficou claro que a fonte era quente.

 

Ruim para o MPE

Não foi apenas Fábio Monteiro que foi atingido pelo “zero” na eleição do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que consagrou Hamilton Saraiva. Foi todo o MPE que, majoritariamente, o havia escolhido para a vaga de desembargador. Internamente, porém, houve até procurador que vibrou com o resultado.

 

Bom para Campbell

Mauro Campbell, ministro do STJ e único amazonense em tribunal superior, mostrou força no processo de escolha de Hamilton Saraiva. Mas o próprio Hamilton teve méritos.

 

Cláudio Abramo

Cláudio Abramo, que nas décadas de 1960 e 1970 fez as reformas do JB e Estadão, entre outros, afirma que a ética do jornalista é a mesma do marceneiro. Tanto a notícia quando a cadeira, dizia ele, precisam se manter de pé. A informação de que Hamilton seria o desembargador, apesar de contestações no primeiro momento, ficou de pé até o fim.

Veja também

PF deflagra operação em Belém, São Paulo e AM de combate ao tráfico internacional de drogas A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (21) a Operação Mundurucus, no Pará, na capital Belém, e nos Estados de São Paulo e Amazonas. Participam da operação 100 policiais federais. A ação visa desarticular uma rede de tráfico internacional de drogas. De acordo com ...
Mário Aufiero garante que devolveu carros em 2015, mas blindado só dia 3/12, quando Casa Militar deu... Delegado afirma que devolveu os carros, inclusive um blindado que usou dois anos após deixar Delegacia Geral. Foto: ArquivoO delegado Mário Jumbo Aufiero afirma que devolveu os dois carros, sob guarda do Governo do Amazonas, que estavam em seu poder. Um deles, um Kia So...
Descartada raiva em paciente do rio Unini e menina, grave, tem ‘encefalite viral’ O resultado do exame do liquor – líquido cefalorraquiano – colhido do paciente adulto de 44 anos internado na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) deu negativo para encefalite viral. A informação é do infectologista da FMT-HVD, Antonio Magel...
Delegado Aufiero usa carros apreendidos e Casa Militar denuncia que não quer devolver Ex-delegado Mário Aufiero está sendo cobrado pelo uso e por não devolver ao poder público dois carros. Um deles foi apreendido com o traficante "Piu-Piu", em 2013, um Kia Sorento. Foto: ArquivoO comissário da Polícia Civil, delegado Mário Jumbo Miranda Aufiero, e presid...
Confira os serviços essenciais que estão funcionando nesse feriado Dia da Consciência Negra Foto: ReproduçãoO Governo do Amazonas informa que manterá os serviços essenciais, nas áreas de saúde e segurança, nesta segunda-feira, 20 de novembro, feriado pelo Dia da Consciência Negra. O expediente em todos os órgãos do Estado retornará à normalidade na terça-feira...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook