Veja como baixar e usar o aplicativo Saúde Amazonas

aplicativo saude amazonas

Com a disseminação das novas tecnologias digitais, os aplicativos para smartphones surgem como aliados da saúde, ao transmitir informações úteis à população. Um bom exemplo é o aplicativo Saúde Amazonas, lançado pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam).

Mais de mil pessoas já fizeram download do aplicativo, que tem como principal objetivo orientar o usuário a encontrar a unidade mais próxima de onde ele está localizado e mais apropriada para atender a sua necessidade. O aplicativo oferece, ainda, dicas de prevenção a doenças como Hipertensão, Diabetes, Aids/HIV, Tuberculose, Câncer de Colo Uterino e Obesidade.

O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, ressalta que o aplicativo faz parte das ações da Susam destinadas a reorganizar o fluxo de atendimento nas unidades da rede pública de saúde. As informações contidas no aplicativo abrangem não somente as unidades que são administradas pelo estado, mas também as que são de responsabilidade da Prefeitura.

Conforme o secretário o aplicativo oferece ao usuário a praticidade de ter na palma da mão informações que podem, entre outras coisas, poupar o tempo do cidadão, indicando o local apropriado para atendê-lo. O aplicativo, diz ele, ajuda o usuário a entender melhor o funcionamento de cada tipo de serviço oferecido na rede de saúde.

O aplicativo  Saúde Amazonas apresenta uma descrição completa dos serviços atendidos pela Atenção Básica, pelos SPAs, Prontos-Socorros, Maternidades e Hospitais. De posse dessas informações, oferece ao usuário a opção de realizar a busca pelas unidades de saúde mais próximas do local onde ele se encontra, o que é feito por sistema de GPS. Cada unidade é apresentada com endereço, telefone, horário de funcionamento e distância (em quilômetros) que precisa ser percorrida para chegar ao endereço. Pode, também, abrir o mapa de localização, para se orientar quanto ao melhor trajeto para chegar à unidade. Se tiver dúvidas, num simples toque, pode ligar para o número de telefone da unidade.

Como baixar

 O Saúde Amazonas foi desenvolvido, inicialmente, para a plataforma Android, mas em breve poderá ser utilizado, também, em plataforma IOS. Pode ser baixado nas lojas próprias dos dispositivos celulares e não necessita de conectividade para funcionar.

Os passos são os seguintes: no seu smartphone, busque o ícone “Play Store”; na barra para busca, digite “Saúde Amazonas”; o aplicativo vai aparecer como primeira opção e você deve tocá-lo, para que possa abrir. Ao abrir, vai aparecer a opção “Instalar” – clique nesta opção e, em seguida, aparece “Aceitar”. Em alguns segundos, o aplicativo será instalado. Uma vez instalado, em “Abrir”, você acessa todas as informações.

Serviços oferecidos na rede de saúde

Atenção Básica – As Unidades Básicas de Saúde (UBS) devem ser procuradas nos seguintes casos: vômito, diarreia, dor, febre, contusões, doenças sexualmente transmissíveis, curativos, inalação, imunizações (vacinas), tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica, coleta de exames laboratoriais, entre outros.

SPAs – É para onde devem ir os casos de urgência de média complexidade e que, prioritariamente, não exigem hospitalização, como: pneumonias, crises de hipertensão, ferimentos (cortes) que precisarem ser suturados, febre alta, crise convulsiva, desmaio, outros tipos de mal-estar súbito que precisam de atendimento imediato.

Prontos-Socorros – Realizam o atendimento das urgências de maior complexidade. Atendem vítimas de acidentes graves com sinais de traumatismo, fraturas, sintomas de infarto, AVC e apendicite, entre outros, que necessitem de intervenção rápida.

Maternidades – Hospitais especializados nos cuidados maternos e neonatais. Atendem mulheres em trabalho de parto e também casos de urgência obstétrica, gravidez com perda de sangue (aborto) ou sangramento vaginal. Também fazem o acompanhamento dos bebês prematuros que passaram por UTI e ainda não receberam alta do Método Canguru.

Hospitais – São unidades de referência em atendimento adulto e pediátrico, com serviço ambulatorial e hospitalar.

Veja também

Manaus vai sediar encontro da ANS sobre regulação de Planos de Saúde A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está preparando mais uma edição do Encontro ANS, evento direcionado aos agentes do setor para discutir temas relacionados à regulação do mercado de planos de saúde. A atividade ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de novembro, em Ma...
Amazonas é destaque no encerramento da COP23, na Alemanha  O “Amazonas for the planet program”, lançado pelo Governo do Amazonas na 23ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP23), em Bonn, na Alemanha, foi destaque nesta sexta-feira (17/11), no encerramento do evento. Com a participação de 197 países empenhad...
Governo do Amazonas inicia processo de licitação para construir três novos presídios no interior do ... Foto: Stéfany Seixas/ SeapPor determinação do governador Amazonino Mendes, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) encaminhou à Comissão Geral de Licitação (CGL) processos para abertura de certame visando a contratação de empresas especializad...
Uma surpresa Eis senão quando, vejo-me “autor”. Conto como ocorreu o fenômeno: agindo à sorrelfa, numa trama digna de “thriller” cinematográfico, meus quatro filhos reuniram alguns destes escritos que eu cometo semanalmente, convenceram uma editora e publicaram o conjunto em forma de um ...
Arthur defende liberação da maconha, homossexuais e privatização. E pode renunciar em abril Arthur está de boltanao belho estilo que polemiza e inquietaA Revista Exame, da Editora Abril, coloca o prefeito Arthur Virgílio entre os que renunciarão em abril de 2018. O jornal espanhol El País é mais contundente. Mostra um Arthur que defende da privatização total à...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook