Ginecologista orienta sobre exames importantes para a saúde da mulher

Na correria do dia-a-dia, divididas muitas vezes entre as responsabilidades do trabalho fora de casa, os cuidados com a família e os estudos, as mulheres acabam deixando de lado os cuidados com a própria saúde. A médica ginecologista Grasiela Leite, que dirige o Instituto da Mulher Dona Lindu – da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) -, reforça a importância da consulta periódica ao médico e ressalta que há exames que devem ser realizados, até de forma preventiva, variando conforme as fases da vida.

“A grande preocupação das mulheres costuma ser com o câncer de colo de útero e de mama, que apresentam altos índices de incidência no país. No entanto, há outros problemas que podem surgir em determinadas faixas etárias e que merecem atenção, quando se trata da saúde feminina”, orienta Grasiela.

Entre os exames mais rotineiros, a médica cita o teste de glicemia (para avaliar o nível de açúcar no sangue), colesterol, triglicerídeos, hemograma e exame de urina. “São exames básicos para a saúde de qualquer pessoa e que ajudam a identificar precocemente, por exemplo, risco de diabetes, hipertensão, infecções, entre outras”.

Grasiela destaca que, a saúde feminina exige cuidados antes mesmo do início da vida sexual. “A vacina contra o HPV, indicado para meninas de 09 a 13 anos, que hoje está disponível na rede pública de saúde, é uma importante medida de prevenção que protege, por exemplo, contra o câncer de colo de útero, associado, na maioria dos casos a infecções pelo vírus HPV”, diz a médica.

Dos 18 a 20 anos, o exame de Papanicolau (também conhecido como preventivo) deve entrar na lista de exames rotineiros para as mulheres.  Além disso, a mulher deve fazer o auto-exame da mama. “O médico também pode solicitar, se achar necessário uma ultrassonografia transvaginal e de mama, que são exames complementares, disse.

A médica frisa que nesta idade a mulher está no período reprodutivo, por isso caso ela não queira engravidar é preciso definir, sempre com a orientação do ginecologista, um método contraceptivo. “O uso da camisinha, alem de  contraceptivo, é essencial em todas as relações sexuais para evitar DSTS”, reforça a ginecologista.

Se houver o desejo de engravidar a mulher deve seguir o pré-natal para o acompanhamento da saúde dela e do bebê. O pré-natal pode ser feito na Unidade Básica de Saúde. O ideal é o mínimo de sete consultas ao obstetra, neste período especial da vida das mulheres.

A partir dos 40 anos, além dos exames de sangue, ultrassom e papanicolau, a mamografia deve fazer parte da rotina uma vez por ano. O exame de densitometria óssea também é indicado a partir desta idade para avaliação da perda óssea . “É indicado que a mulher procure regularmente, também, um cardiologista para avaliar a pressão arterial e um endocrinologista para fazer acompanhamento da tireoide e diabetes, se for o caso”, destacou.

Alguns cuidados com a higiene íntima são essenciais em qualquer idade, segundo a Grasiela Leite. Não deixar calcinha pendurada no boxe do banheiro ou atrás da geladeira; depois do banho de piscina, não permanecer com o biquine molhado por muito tempo; tomar banho logo após a prática do exercício físico estão entre as dicas que podem ajudar a evitar corrimentos e outros problemas.

E importante também a pratica de exercício físico e uma alimentação mais balanceada a base de frutas, verduras e legumes, pois nesse período da vida  na menopausa pois o metabolismo é mais lento e há tendência para engordar nesta fase da vida.

 

Veja também

Raiva é apenas um dos problemas do rio Unini. Há um surto de malária também, revela bióloga do ICMBi... Membros do projeto Jovens Protagonistas, do Governo Federal, na comunidade do rio UniniAna Figueiredo, 38, bióloga, há seis anos chefe da Reserva Extrativista (Resex) doUnini, começa esta entrevista ressalvando: "Escreve aí que a comunidade onde aconteceram os ataques d...
Prefeitura de Manaus vai contratar empresa de estágio para ofertar 2 mil vagas A Prefeitura de Manaus lançou edital para contratar empresa especializada no recrutamento e seleção de estagiários de nível médio e superior para atender as necessidades das secretarias e demais órgãos da administração municipal. O credenciamento das empresas interessada...
Foragidos do sistema prisional que atuavam como flanelinhas são presos no Centro de Manaus Robson da Silva Chaves, 31, e Denilson de Azevedo Lima, 37, respondem, respectivamente, por tráfico de drogas, associação ao tráfico e roubo. Foto: Roberto CarlosA Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) prendeu, na manhã deste sábado (16/12), dois homens f...
Policiamento ostensivo na cidade seguirá até o Carnaval, garante Amazonino Até o Carnaval de 2018, em fevereiro, todas as zonas de Manaus estarão cobertas pelo policiamento ostensivo que faz parte da nova política de segurança pública implementada pelo Governo do Amazonas. O anúncio  foi feito na manhã deste sábado (16/12) pelo gove...
Em 2018, horário de verão começará após as eleições e será mais curto O presidente Michel Temer um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. No ano que vem, a medida começará a valer no primeiro domingo de novembro. Este ano, o horário de verão está em vigor desde o terceiro domingo de outubro.A data do final não fo...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook