Quinta-feira, 26 de abril de 2018

Procon Manaus alerta consumidores para compras em promoções

Em meio à crise econômica brasileira, comerciantes estão realizando promoções e liquidações para movimentar a economia local. Na ocasião, a Ouvidoria  e Proteção ao Consumidor  (Procon Manaus) está orientando a população para ficar atenta aos seus direitos.

Uma das principais atitudes do cliente é exigir a nota fiscal, pois  além de comprovar a garantia, ela assegura o direito na hora de registrar a reclamação nos Órgãos de Defesa do Consumidor e a arrecadação de impostos que auxiliam na construção de escolas, creches, hospitais, etc.

“Primeiramente é direito do consumidor obter a nota fiscal. Posteriormente o consumidor deve se certificar que a mercadoria que ele está adquirindo em promoção não possui nenhum tipo de defeito, pois é comum essas mercadorias serem as famosas ‘ponta de estoque’, ou seja, só há aquela peça. Além de tudo, o consumidor deve perguntar sempre se a loja aceita troca de mercadorias.”, advertiu  o coordenador do Procon Manaus, Alessandro Cohen.

Prazo de troca

O consumidor também deve ficar atento se a loja possui política de troca, como poderá ser feita e qual o prazo da mesma.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 49, versa o direito de arrependimento, caso as compras tenham sido feitas fora do ambiente comercial, ou seja, via telefone ou internet. A desistência do contrato pode ser feita no prazo de 7 dias, a contar da assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço.

Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, devem ser devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.

Crédito e débito

Outro importante item que o comprador precisa saber é que fixar um preço mais alto para quem paga com cartão de crédito ou débito fere o inciso V do artigo 39 do CDC, que classifica como prática abusiva exigir do consumidor vantagem excessiva. A regra vale para todos os estabelecimentos, inclusive pequenos comércios.

Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor poderá dirigir-se a sede da Ouvidoria e Proteção ao Consumidor – Procon Manaus localizada na Rua Afonso Pena, 38 – Centro ou ligar 0800 092 0111.

 

Veja também

Segundo corpo é achado no Brasileirinho em dia sinistro Foto: Divulgação Em avançado estado de decomposição e com sinais de tortura, um segundo corpo foi encontrado no ramal do Brasileirinho, no Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus. O corpo era de um homem e estava em uma área mata de difícil acesso. Segundo policiais mili...
Dupla de assaltantes se passa por clientes em loja e mantêm família refém, no Alvorada Foto: Reprodução Dois homens armados se passaram por clientes de uma loja de móveis e fizeram uma família refém nesta quinta-feira (26), em uma casa na antiga rua 3, bairro Alvorada, zona Oeste de Manaus. A dupla roubou um carro modelo Sandero vermelho, além de jóias da ...
EXCLUSIVO Promotor fala da investigação de Waldívia, que criou rede entre Amazonas e Santa Catarina... EXCLUSIVO Promotor fala da investigação de Waldívia Alencar, ex-secretária estadual de Infraestrutura, que ficou presa por cinco dias O promotor Igor Starling Peixoto, que preside o inquérito da Operação Concreto Armado, está debruçado sobre uma sala de documentos. É o m...
Parque da Criança tem programação voltada à leitura neste fim de semana Foto: Divulgação Uma programação voltada a estimular o interesse das crianças pela leitura e aprimorar as habilidades críticas dos pequenos leitores, fará parte da programação deste fim de semana, sábado (28), e domingo (29), do ParqueCidade da Criança, Aleixo, zona Centro...
Troca-troca no Governo: além da Casa Civil, CGE-AM, Sejusc e Ipem-AM têm novos titulares Diretor-presidente do Ipem-AM, Márcio Brito, deixa o cargo. Foto: Arquivo O governador Amazonino Mendes trocou os titulares da Casa Civil, Controladoria Geral do Estado do Amazonas (CGE-AM), Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) e Secretaria de Estado de Jus...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook