Está na Câmara de Manaus o Projeto de Lei nº 140/2011, de iniciativa da Prefeitura, cedendo o direito real de uso de terras municipais ao Governo do Estado, no local conhecido como Mirante da Embratel. O governador Omar Aziz espera apenas a aprovação pelos vereadores para anunciar que no local será construído o Memorial Encontro das Águas, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com adaptações para receber um dos Fan Parks exigidos pela Fifa de todas as sedes da Copa do Mundo de 2014.
O Mirante da Embratel, o ponto mais elevado da área, tem a melhor visão do Encontro das Águas, ficando equidistante entre o porto Chibatão, em operação e à montante (rio acima) do Encontro das Águas, e o futuro Porto das Lajes, à jusante do fenômeno natural (rio abaixo). O mirante fica a cerca de dois quilômetros de ambos.
A mensagem enviada aos vereadores pelo prefeito Amazonino Mendes tem regime de urgência. Niemeyer concebeu o projeto a pedido do ex-prefeito Serafim Corrêa. O atual vereador e ex-vice-prefeito Mário Frota (PDT) foi encarregado de convencer o mestre, com o argumento de que há apenas uma obra dele na Amazônia, o Memorial dos Cabanos, em Belém do Pará.
O Fan Park Memorial Encontro das Águas terá stands de informações turísticas, telões para transmissão de jogos e espaço para um público de 20 mil pessoas, conforme a mensagem enviada aos vereadores. A ideia original de Niemeyer inclui centro de ciências, equipado com auditórios, bibliotecas especializadas, além de um aquário contendo espécies da fauna de igarapés, lagos e rios.
Deixe um comentário