04/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Rebelião na Vidal Pessoa termina com quatro mortos. Três foram decapitados

Publicado em 08 de janeiro, 2017

pm-vidal

Batalhão de Choque da PM foi acionado para conter a rebelião.

Quatro presos foram mortos na madrugada deste domingo (08/01), na Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro. Três presos foram decapitados e um asfixiado pelos outros internos.

Segundo o Comitê de Gerenciamento de Crise, os internos iniciaram uma briga por motivo desconhecido, que resultou na morte dos presos. A rebelião teria começado por volta de 2h30, o Batalhão de Choque da Polícia Militar foi acionado e o motim foi controlado por volta das 3h30. A situação neste momento é considerada estável e com policiamento reforçado pelo Batalhão de Choque.  A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e a PM estão realizando nova contagem dos presos da Cadeia Pública. As mortes serão investigadas.

A Seap informou que um dos presos da Cadeia Pública foi encaminhado para um pronto-socorro com ferimento no abdômen, passou por cirurgia e esta na enfermaria, com quadro clínico estável. À tarde, ele foi identificado como Douglas Costa Mesquita, 27 anos.

Na Cadeia Pública estão cerca de 280 presos transferidos de unidades prisionais do Estado, após a mortes ocorridas no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) e na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP). A medida foi tomada para garantir a vida dos presos ligados à facção Primeiro Comando da Capital (PCC), ameaçados por membros da Família do Norte (FDN), e também para evitar novos confrontos nos presídios.

Fontes do portal afirmam que pode ter ocorrido falha na triagem dos presos transferidos da UPP e do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), que incluiu no grupo membros da FDN.

Na sexta-feira, os presos provocaram um tumulto na cadeia, exigindo banho de sol e visita dos familiares. Após negociação entre os presos e os representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Seap, a situação foi controlada.

vidal-pessoa-motim

Rebelião começou por volta das 2h30 e só foi controlada uma hora depois.

vidal-pessoa-rebeliao

Familiares dos detentos protestaram por falta de informações.

Protesto

Em frente à cadeia, dezenas de familiares aguardavam notícias sobre seus parentes presos. Eles protestaram por falta de informações e por ainda não ter sido divulgado os nomes dos mortos.

Veja vídeo:

[KGVID]http://www.portaldomarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2017/01/Vidal-Pessoa.mp4[/KGVID]

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.