
Marciele Albuquerque, 23 anos, fotografada pelo site Folha de Parintins, é uma das concorrentes a ficar com o posto que foi de Maria Azedo. Ela conduziu David Assayag no Festival 2016. Fotos: Domingos Raposo e Fábio Sevalho
O Caprichoso fará uma festa, dia 15/10, aniversário do bumbá, no curral Zeca Xibelão, em Parintins, quando anunciará quatro novos itens. Os substitutos do apresentador Fabiano Neves, da cunhã-poranga Maria Azêdo, da porta-estandarte Thaisa Brasil e da sinhazinha da fazenda Adriane Viana serão anunciados durante o evento.
O Caprichoso já substituiu o pajé Valdir Santana, que estava no item há 30 anos, por Neto Simões, e o tripa do boi por 26 anos, Marquinho Azevedo, pelo filho dele Alexandre Azevedo.
A disputa por ocupação dos novos itens é acirrada. Téo Neves, que ano passado seria o apresentador, mas foi preterido por Ornello Reis, que cedeu o lugar na última hora para Fabiano Neves, foi parar no Garantido, mas está sendo sondado para se tornar titular do item. A disputa com ele é do amo do boi do ano passado, Edmundo Oran. Se Edmundo emplacar apresentando, então Prince do Boi volta a ser amo.
A disputa pelo item 9, cunhã-poranga, também é acirrada. Maria Letícia e Marciele Albuquerque despontam como favoritas, mas há uma corrente querendo promover a rainha do folclore Brena Dianná, que é a atual rainha do Peladão e miss Amazonas, ao posto de Maria Azedo. Brena pode permanecer no item e quem perder a disputa entre Letícia e Marciele virar porta-estandarte.
No item sinhazinha da fazenda, a favorita é Valentina Cid, filha de Karina Cid, um dos itens mais destacados da história do Caprichoso.
“Vamos anunciar todos os itens, oficialmente, no dia 15, durante a festa de aniversário do boi”, disse o presidente da agremiação, Babá Tupinambá.
Maria Azedo

Maria Azedo deixou o item cunhã-poranga atirando.
A agora ex-cunhã-poranga Maria Azedo se desligou do item fazendo barulho. Ela publicou uma carta no FaceBook deixando transparecer mágoa pela saída. Leia o texto dela, abaixo:
“Bom dia queridos.
Bem, hoje estou falando com vocês como uma torcedora do meu Boi Caprichoso e não mais como a Cunhã-Poranga da Nação Azulada.
Diferente dos demais itens que saíram ou que ainda estão por sair não fiz e nem vou fazer carta, gente. Resolvi escrever por aqui porque sei que aqui estão muitas pessoas que torceram pelo item que tive a honra de defender por 10 anos intensos (acredito que no nosso boi esse fato não se repetirá).
Não é fácil ser um item de boi hoje em dia, visto que você praticamente paga pra isso. Eu estou falando por mim. Além das condições ruins que nos são oferecidas, ainda têm aquelas pessoas que fazem complô contra você e mesmo assim você passa por cima de tudo porque quer estar ali, porque você ama estar ali, diferente daqueles que não levam o mínimo de jeito e de fato só tem uma opção.
Então, na segunda-feira procurei o Presidente da agremiação para saber como estava a situação dos itens porque era só um disse-me-disse (como todos os anos) e daí resolvi procurá-lo. Nesse mesmo dia eu disse que se ele quisesse eu entregaria meu cargo e que o deixaria à disposição. Na verdade já era pra ter feito um dia depois do resultado do Festival.
O mesmo então pediu pra que eu não fizesse isso porque iria conversar com o nosso intelectual conselho de artes, que é a parte pensante do boi, mas que ELE queria que eu ficasse, assim como citou mais três itens, além de mim, que não cabe aqui citar nomes. Pois bem, no intuito de manipular-me para que eu fizesse minha carta que, diferente dos meus colegas, não fiz e nem farei, acho que (satisfação eu só devo dar aos torcedores) além de muitos outros pedidos feitos pelo mesmo, que não cabe aqui expor, acho que não é necessário. Mas estou comunicando a todos que estou me desligando do item de numero 9.
Na conversa que eu tive com o senhor Presidente, o mesmo disse que a cobrança era grande devido o “BLOCO B” ser o responsável pela derrota do Caprichoso, menos por mim que ganhei e no descarte empatei. Por isso saio como um item vitorioso.
Defendi, acima de tudo, com muito amor, abdicando de coisas tão importantes quanto. Nem sempre resultados são como queremos, mas diante de tudo só tenho agradecer a todas as pessoas que me abraçaram sempre, enquanto estava no item, aos amigos incansáveis, a minha família que, junto a mim, passou por tudo e viveu cada instante nesse tempo todo. Aos fãs e ao meu noivo (que deve estar feliz, rs) agora sou mais uma de vocês e na função de sócia e torcedora terei o direito de cobrar também. Afinal, o que se cobra são notas máximas!
Ao meu Boi Caprichoso meu eterno amor e gratidão. Aos presidentes que passaram, Carmona que sempre admirei por ser um homem de palavra, Márcia pela sua autenticidade e Joilto Azêdo meu muito obrigada pela transparência de sempre! Agora darei continuidade a alguns projetos que por conta dessa função estavam parados no tempo.
Eu não vou me estender amores. A satisfação que eu devo dar, como disse antes, é a quem gosta e admira o que eu faço, mas a vida continua, agora um pouco mais leve, ou melhor, bem mais leve e sem cobranças ou criticas desnecessárias de gente que você nunca viu na vida e claro com a sensação de dever cumprido e item campeão.
Realmente, eu consegui o que muitas pessoas almejam. Realizei meu sonho de ser Cunhã e fui muito além, conseguindo vive-lo por uma década, o que não é tão simples nesse mundo tão competitivo.
Têm coisas que ninguém tira da gente. Uma delas é gratidão. Enfim, prometo não ser daqueles itens chatos que vivem em função de quem está na ativa do Boi. Porque só quem sabe é quem vive.
O meu forte abraço Nação Azul e Branca, da sua eterna Maria Azêdo ou Maria da Terra, nos encontraremos muito!
Obrigadaaaaaaaaaa.
BOM DIA.”
Como pode uma pessoa que ficou 10 anos no Boi e as portas se abrindo todo esse tempo, afinal, como ela mesma disse ” 10 anos é uma marca que jamais será superada”.
Pois bem, mana, vc fala que está grata mas no fundo está chateada. E sem razão, sabe por quê? Porque vc tem de aprender (já está bem grandinha, já casou e descasou algumas vezes) então não se faça de mocinha nova: aprenda a dar oportunidade pra outras pessoas! Isso se chama democracia. Então, me desculpe, mas ficou muiiiiito feio pra vc sair atirando. Pense o que seria de sua vida sem o Boi Caprichoso?? Pense no que ganhou…nas viagens que fez, nas pessoas que conheceu, nos contratos que fechou e no dinheiro que ganhou… pense nisso e seja justa!
A fila anda minha filha. E vou falar uma coisa mas não leve para o lado pessoal mas é a pura realidade : há dezenas de meninas jovens e bem mais bonitas que vc esperando uma oportunidade. Vc a teve por 10 anos e acha pouco?
Além de que, vc deveria investir mais em vc agora. Sobretudo por ter passados tantos anos no Caprichoso. Use tudo o que amealhou e gaste um pouco com vc. Vc anda feia e caída. Há pessoas velhas que ficam bonitas com o tempo mas vc meio que embarangou. Procure entender isso como uma crítica construtiva . Pode até usar o prestígio que o boi bumba te deu
. NÃO há problema nisso. O boi sempre será sua bandeira simplesmente porque (até o momento) vc não tem outra pra empunhar. Sim ou não?
Democratize-se e por fim se aceite. Não adianta unir as mãos aos céus: é preciso envelhecer. Aceite.
Um abraço e boa sorte em tudo.
Lá na frente vc verá que nesse episódio vc foi desleal e cuspiu no prato que trata alimentou por 10 looongos anos.
Desnecessário o comentário desse fulano , nada ver Maria azedo seja sempre essa pessoa maravilhosa que nós te amamos e não cmo esse fulano mal amado ele simplesmente ta incomodado sabe pq vc é jovem tem tudo pra ganhar na vida sem depender de boi …esse é o.pior boi que tem ..todas as item que saem eles falam mal ….da nojo de pessoas assim …deixa que esse fulano mal amado vai aprender muito.na vida aínda a ser mas humildes e falar menos ….
Eterna Maria azedo
Lindaaaaaaaaa. Boa sorte em tudo!
Em primeiro lugar quero ENALTECER a beleza brejeira da Marciele Albuquerque. Vislumbro um futuro maravilhosa pra essa nativa e linda amazonense.
Quanto a ex-cunha puranga concordo com o que disse acima o cidadão Cláudio. Penso que a dançarina Maria Azedo já deu sua contribuição para o boi assim como a agremiação também já devolveu em forma de status e prestígio tudo o que Maria Azedo proporcionou pelo bumbá Caprichoso.
Acho, contudo, que a dançarina cospe, de fato, no prato que comeu. Isso, além de deselegante, é deseducado. Ainda mais partido de uma moça que tem nível superior e que tanto o boi fez por ela e vice-versa.
O triunfalismo, a sensação de imprescindível ou até de insubstituível , são coisas do século passado.
SEM QUERER sem deselegante com a dançarina Maria Azedo ficaria de bom tom que avaliasse com frieza e calma TUDO O QUE o boi bumbá fez por ela.
Cabe a pergunta: O QUE SERIA DE MARIA AZEDO SEM O BOI BUMBÁ?
Está certo o cidadão Cláudio quando diz que a moça recebeu prestígio, dinheiro, produtos, viagens, estadias em hotéis, alugueis de carros, souvenirs, etc… O QUE mais a moça poderia querer em 10 anos???
Ingratidão, diz o ditado “tira a afeição”. Portanto, senhora Maria Azedo, não permita que as pessoas a vejam como egoísta e personalista. Pense nas outras garotas que sonham em ter a mesma chance que a senhora teve.
A senhora teria conhecido seus es esposos sem o boi??? Até nisso o destino conspirou a seu favor.
A senhora meio que passou da conta, e tornou-se um empedernida vilã de sua própria história.
Procure agora trabalhar. Isso vai lhe fazer bem.
Boa tarde,
O que é preciso para ser uma cunha poranga? E possível participar sendo natural de outro estado?
RESPOSTA
É preciso ser bonita e saber dançar toadas. Pode ser natural de outro estado.
Achei sacanagem tirarem dois itens tão fabulosos e necessarios,que ao boi tanto contrubuiram e o enalteceram por anos e anos,voltaaaaa Maria Azedo e Jr Paulaim, essa atual cunha poranga, atingiu boas notas,mais não se compara a garra, dança…… da Maria azedo,Edmundo Oran é um otimo apresentador, mais o Jr Paulaim e bem melhor, e ao boi caprichoso deu otimos momentos, so lembrando que, diretorias passam, tenho certeza que vcs dois ainda vão brilhar no Boi Caprichoso novamente, Maria azedo a eterna cunha ´poranga do caprichoso, e Jr Paulaim, eterno apresentador!