09/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Amazonas reforça segurança digital com parceria entre Prodam e Sefaz

Publicado em 10 de novembro, 2025

Amazonas reforça segurança digital com parceria entre Prodam e Sefaz

O Governo do Amazonas ampliou a segurança e a resiliência de seus sistemas críticos com a implantação de um site backup da Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam) no datacenter da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Em operação desde o dia 14 de outubro de 2025, a iniciativa garante a continuidade de serviços públicos essenciais caso situações extremas, como incêndios ou alagações, afetem o datacenter principal da Prodam.

Empresa

Segundo o diretor técnico da empresa, Salim David, o novo ambiente funciona como uma estrutura de contingência, capaz de assumir a operação de sistemas considerados críticos. “O sistema foi projetado para manter o funcionamento das aplicações mesmo em situações extremas”, afirmou.

Atualmente, o site backup replica os sistemas da Educação e do Trânsito, que estão entre os mais demandados do Estado. “Essas aplicações ficam em modo de espera e podem ser ativadas rapidamente, garantindo a continuidade dos serviços”, afirmou o diretor técnico.

Tecnologia

A estrutura utiliza a tecnologia Nutanix, que integra servidores, armazenamento e rede em um ambiente virtualizado. O projeto foi viabilizado com o remanejamento de equipamentos e a criação de uma conexão de 10Gbps, redundante, entre os dois órgãos.

O processo de implantação durou cerca de seis meses e envolveu equipes das áreas de Infraestrutura, Telecomunicações, Serviços e Manutenção Elétrica da Prodam.

Equipes

“Foi um trabalho conjunto entre as equipes, que precisaram configurar o cluster, estabelecer comunicação entre os sites e ajustar a replicação de dados”, acrescentou o diretor.

A parceria entre Prodam e Sefaz tem via dupla: a Secretaria também mantém parte de seu ambiente de contingência no datacenter da Prodam.

“Essa integração entre os datacenters da Sefaz e da Prodam garante maior estabilidade e confiabilidade para os sistemas fazendários e de outros órgãos, ampliando a capacidade de resposta diante de eventuais falhas ou incidentes”, afirmou o chefe do Departamento de Tecnologia da Sefaz, Rodrigo Albuquerque

Digital

Segundo o diretor técnico da Prodam, essa cooperação fortalece a infraestrutura digital do Estado e reduz o risco de indisponibilidade de serviços públicos. “O site de backup representa uma camada adicional de segurança para os sistemas do governo e reforça o compromisso do Estado com a continuidade dos serviços digitais à população”, afirmou.

Tags: ,

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.