07/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

PF e Receita Federal apreendem quase meia tonelada de cocaína no Porto de Santos

Publicado em 29 de outubro, 2025

PF e Receita Federal apreendem quase meia tonelada de cocaína no Porto de Santos

Nesta quarta-feira, 29 de outubro, a Receita Federal frustrou a tentativa de envio ao exterior de 482 kg de cocaína por meio do Porto de Santos.

A droga estava cuidadosamente oculta em um carregamento de 371 toneladas de polipropileno copolímero, acondicionadas em 15 contêineres.

O polipropileno copolímero tem como aplicações a produção de tanques, tubulações para produtos químicos, brinquedos, utensílios domésticos, filmes, embalagens para alimentos, cosméticos, produtos automotivos, produtos agrícolas, médico hospitalar, e tampas em geral. O destino da carga seria o porto de Antuérpia, na Bélgica.

Apreensão

A apreensão insere-se na Operação Fronteira RFB, uma ação estratégica que reforça a presença institucional da Receita Federal e das principais forças de segurança e fiscalização do país em nossas fronteiras, portos e aeroportos internacionais e que está sendo realizada entre os dias 20 e 31 de outubro.

Seleção de cargas pela Receita Federal

Para a seleção e bloqueio de cargas pela Alfândega de Santos é utilizada uma ferramenta estratégica de gerenciamento e análise de riscos. São utilizados critérios objetivos nessa análise e auxiliada pelas imagens geradas durante o escaneamento de contêineres. Esse procedimento garante mais transparência e eficiência na seleção das unidades de carga direcionadas à Fiscalização.

Essas técnicas têm como objetivos garantir a agilidade das operações do comércio exterior e, ao mesmo tempo, coibir a prática de ilícitos aduaneiros no complexo portuário santista. Elas são utilizadas tanto para as cargas de exportação (principal ilícito, envio de drogas), quanto para as de importação (principal ilícito, mercadorias falsificadas).

Perícia e investigação

Após a confirmação da contaminação, a Polícia Federal foi acionada para os procedimentos de polícia judiciária da União, a fim de subsidiar a investigação a ser conduzida em inquérito policial.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.