05/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Mais de 600 pessoas participam de 55 cursos gratuitos na Expoagro 2025

Publicado em 03 de outubro, 2025

Foto: Isaac Maia/Sepror

Mais de 600 pessoas entre produtores rurais, técnicos, estudantes e empresários voltados ao setor primário participaram de 55 cursos gratuitos, promovidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), durante a 47ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro).

As capacitações iniciaram na segunda (29/09) e encerraram nesta sexta-feira (03/10), no Parque Multiuso de Exposição Agropecuária Dr. Eurípedes Ferreira Lins, na BR-174, quilômetro 2, em Manaus.

As capacitações foram ministradas por técnicos do Sistema Sepror e ofereceram aos alunos conhecimento técnico e prático em diversas áreas da produção rural, incluindo associativismo, manejo sanitário, piscicultura e controle de doenças como monilíase.

Um dos estudantes de paisagismo do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Samuel Barbosa destacou que as capacitações foram essenciais para compreender alguns processos técnicos que a área exige. “Foi muito bom estar aqui, agregou muito para nós estudantes do paisagismo, já que trabalhamos com essa área da terra e plantas, e aqui aprendi a influência de alguns adubos que vêm da agropecuária” comentou.

A coordenadora das capacitações, Rose Torres, ressaltou que os cursos realizados na Expoagro ampliaram o conhecimento dos estudantes, apresentando as formações oferecidas e despertando o interesse de instituições e associações em replicá-las.

“Os cursos na Expoagro foram uma vitrine para diversas associações, estudantes e instituições conhecerem o Sistema Sepror. Nós conseguimos explorar diversas áreas do conhecimento e com esse aprendizado eles podem colocar em prática na propriedade e nos trabalhos agropecuários”, disse Rose Torres.

Coordenadas pelo Departamento Pedagógico da Sepror, as capacitações contaram com o apoio Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf), da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepa) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Expoagro 2025

O evento visa promover oportunidades aos produtores rurais para fazer negócios e conhecer novas tecnologias para fortalecer o setor primário no estado, além de proporcionar um ambiente rural para o público da cidade.

Considerada a casa do produtor rural e o maior evento de agronegócio sustentável do Amazonas, a 47ª Expoagro estima gerar aproximadamente R$ 230 milhões em negócios, com expectativa de receber 260 mil pessoas durante os oito dias de evento.

Assuntos relacionados nesta matéria:

#CursosGratuitos, #Expoagro2025, #Capacitação, #Sepror, #PortalMarcosSantos

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.