03/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Lançamento literário celebra arte teatral em Manaus

Publicado em 24 de setembro, 2025

Divulgação

O teatro ganha novas perspectivas com o lançamento de Atuação e Improvisação Teatral – Em processos de criação e aprendizagem, do professor, ator e dramaturgo Dyogo Ramon. O evento acontece neste sábado (27/09), a partir das 10h, no Salão de Eventos da Valer Teatro, em Manaus, com entrada gratuita. A obra é um convite para mergulhar nos processos criativos da atuação e da improvisação, combinando teoria, prática e experiências pedagógicas que conectam artistas, estudantes e educadores. Além de adquirir o livro, os participantes poderão interagir com o autor em uma sessão de autógrafos.

Resultado de mais de treze anos de pesquisa, prática e experimentação nos cenários teatral, educacional e comunitário, o livro propõe uma reflexão profunda sobre criação e aprendizagem, destacando a improvisação como caminho essencial para a formação artística e pedagógica. Para Neiza Teixeira, coordenadora editorial da Valer, a publicação representa uma contribuição valiosa para professores, pesquisadores e estudantes de teatro, pois “faltava no catálogo da editora uma obra assim, especialmente porque reúne a experiência do autor em todos os segmentos do teatro. É uma oportunidade para todos e um incentivo para que as secretarias de Educação valorizem o teatro, uma das manifestações artísticas mais antigas e importantes”.

Entre os destaques do conteúdo estão a integração entre fazer artístico e ensino, mostrando como a improvisação se torna ferramenta de criação, reflexão e aprendizagem; a releitura do método Etiud de Stanislavski, na qual Dyogo propõe as chamadas “Improvisações Stanislavskianas”; relatos de projetos comunitários, oficinas itinerantes e atividades escolares que evidenciam o impacto do teatro em diferentes públicos; e ainda um acervo visual e narrativo, com fotos, depoimentos e dramaturgias que registram práticas cênicas e inspiram novas produções.

Dyogo Ramon nasceu em Manaus e iniciou sua trajetória artística aos doze anos. Atuou em espetáculos como Sertão, Sol & Canção (2022), O rapto das cebolinhas (2018), A bicicleta do condenado (2017), O glorioso (2014) e o tradicional Concerto de Natal (2011). Como diretor, assinou montagens como A clássica estória dos saltimbancos (2018), O corcunda de Notre-Dame (2017) e Auto da Compadecida (2016). No audiovisual, se destacou na série premiada Endemia (2020), onde atuou e dirigiu.

Na educação, lecionou em cursos superiores de licenciatura em Teatro na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e na Universidade Federal de Goiás (Emac/UFG), além de cursos livres no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. Pesquisador comprometido com os processos de formação de atores, é doutorando em Artes Cênicas pela UFBA, mestre em Artes da Cena pela Emac/UFG e graduado em Teatro pela UEA.

Serviço
• Lançamento: Atuação e Improvisação Teatral – Em processos de criação e aprendizagem
• Data: Sábado, 27 de setembro, às 10h
• Local: Salão de Eventos da Valer Teatro – Manaus/AM
• Entrada: Gratuita

Assuntos relacionados nesta matéria:

#DyogoRamon, #Teatro, #ImprovisaçãoTeatral, #ValerTeatro, #Manaus, #LançamentoLiterário

Tags: , ,

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.