
Fórum VerdeMocracia discute eleições e clima em Belém
O Dia Internacional da Democracia, celebrado nesta segunda-feira (15), será marcado pela abertura do Fórum Nacional VerdeMocracia, em Belém (PA). O evento, realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em parceria com o TRE do Pará, se estende até quarta-feira (17) e reúne ministros, juízes, acadêmicos e especialistas para debater os principais desafios das Eleições Gerais de 2026.
A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, fará a conferência de abertura com o tema “Democracia e Eleições – Questões Atuais”, às 19h30 (horário Brasília). A magistrada destaca a importância de fortalecer a confiança no processo eleitoral, de ampliar a inclusão e de assegurar que cada eleitora e eleitor brasileiro tenha acesso seguro e livre às urnas, mesmo diante das dificuldades logísticas impostas pelas mudanças climáticas.
A programação do VerdeMocracia inclui painéis sobre novas tecnologias e inteligência artificial aplicadas ao processo eleitoral, os custos ambientais da democracia, a economia verde, a inclusão social e a cultura democrática, além do debate sobre como as condições climáticas — cheias, secas e extremos ambientais — podem impactar a logística de transporte de urnas e eleitores no país .
Entre os participantes estão ministros do STF e do STJ, presidentes de tribunais regionais eleitorais, procuradores, representantes da Funai, da OAB e pesquisadores de instituições como USP, UFPA e FGV. O encerramento será conduzido pelo ministro Nunes Marques, vice-presidente do TSE.
A magistratura amazonense também tem espaço de destaque no encontro. A juíza Andrea Jane Medeiros integra a coordenação técnico-científica do Fórum e é uma dos dois juízes de todo o País que atuam junto à presidência do TSE na gestão da ministra Cármen Lúcia. Sua participação reforça o protagonismo do Amazonas no debate nacional sobre democracia e sustentabilidade.
O Fórum VerdeMocracia se afirma como espaço de articulação entre Justiça, ciência e sociedade civil, reafirmando o papel da Justiça Eleitoral na preparação das eleições de 2026 e no enfrentamento dos novos desafios impostos pela realidade climática e tecnológica.
? Veja mais no site do TSE: link oficial
Assuntos relacionados: #VerdeMocracia, #TSE, #CarmenLucia, #AndreaMedeiros, #Eleições2026, #Belém, #JustiçaEleitoral