18/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

STJ confirma isenção de PIS e Cofins para operações na Zona Franca de Manaus

Publicado em 25 de agosto, 2025

STJ confirma isenção de PIS e Cofins para operações na Zona Franca de Manaus

Decisão beneficia empresas da região e fortalece política de desenvolvimento da Amazônia. (Foto: Reprodução)

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu à favordecidiu a favor da isenção de PIS e Cofins sobre receitas obtidas com a venda de mercadorias nacionais e nacionalizadas, bem como com a prestação de serviços, realizadas dentro da Zona Franca de Manaus (ZFM). A decisão foi tomada no julgamento do REsp 2.613.918/AM, sob o rito dos repetitivos (Tema 1.239), e relatada pelo ministro Gurgel de Faria.

O tribunal adotou interpretação ampla dos incentivos fiscais previstos no Decreto-Lei 288/1967, equiparando essas operações à exportação. Segundo o relator, essa abordagem respeita o objetivo constitucional de reduzir desigualdades regionais e proteger a Amazônia, evitando aumento da carga tributária local.

A tese de observância obrigatória estabelece que “não incidem a contribuição ao PIS e a Cofins sobre as receitas advindas da prestação de serviço e da venda de mercadorias nacionais e nacionalizadas a pessoas físicas e jurídicas no âmbito da Zona Franca de Manaus”.

Na prática, a decisão garante maior segurança jurídica para empresas que atuam na ZFM, afasta a cobrança dessas contribuições federais e resolve controvérsias envolvendo contratos de prestação de serviços, fortalecendo o ambiente de negócios na região amazônica.

Veja mais notícias em Economia

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.