
Foto: Lucas Silva/Amazonastur
O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), realizou nesta quinta-feira (10/07) uma ação integrada de orientação, fiscalização e sensibilização na área da Balsa Amarela, no Centro de Manaus.
A iniciativa teve como objetivo reforçar a segurança e a organização do turismo na capital amazonense, especialmente durante o período de maior fluxo de passageiros. A ação envolveu prestadores de serviços turísticos, como agências, transportadoras e guias de turismo e contou com a atuação conjunta das equipes da Amazonastur, Arsepam e Polícia Militar, por meio da Companhia de Policiamento Turístico (Politur).
Além das fiscalizações de rotina nas embarcações que operam no transporte intermunicipal de passageiros, a Arsepam oferece suporte às atividades diárias da Amazonastur no Porto de Manaus e na Manaus Moderna. A cooperação entre os órgãos contribui para a organização dos embarques e desembarques e para a segurança dos turistas.
Durante a ação, a Amazonastur reforçou a campanha “Nunca Toque, Observe”, que orienta sobre a importância da proteção da fauna silvestre em atividades turísticas.
O presidente da Amazonastur, Marcel Alexandre, destacou que o trabalho conjunto fortalece o turismo seguro e promove a formalização dos profissionais do setor. “O Governo do Amazonas vem trabalhando cada vez mais para desenvolver um turismo seguro e responsável em nosso estado. Esta ação integrada permite sensibilizar e fiscalizar os prestadores de serviços turísticos. Além disso, reforça a importância de oferecer uma experiência confiável, legalizada e consciente aos visitantes”, afirmou Marcel.
O diretor-presidente da Arsepam, Ricardo Lasmar, ressaltou a importância do acordo de cooperação técnica entre os órgãos para garantir a qualidade dos serviços oferecidos à população. “A Arsepam e a Amazonastur atuam de forma coordenada, especialmente na Manaus Moderna, com o objetivo de assegurar que as embarcações operem dentro das normas. Enquanto a Arsepam fiscaliza o transporte regular de passageiros, a Amazonastur concentra-se nas embarcações turísticas, como lanchas e fretes”, explicou Lasmar.
Cadastur
A ação também promoveu a divulgação do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo (MTur), que incentiva a formalização dos prestadores de serviços turísticos. Empresas cadastradas recebem um certificado crucial para aproximar as empresas e turistas, aumentando a confiança e proporcionando experiências de qualidade.
Segurança para turistas
A Politur realiza atendimento diário em pontos estratégicos da cidade, garantindo uma rede de apoio aos visitantes. Para emergências ou orientações, os turistas podem acionar o número 190 ou entrar em contato pelo WhatsApp: (92) 9 8842-1769.
Edital de Chamamento Público
A Arsepam também está em fase de elaboração do edital de credenciamento das embarcações que operam no Sistema Público de Transporte Hidroviário Intermunicipal de Passageiros e Cargas (SPTHI). A iniciativa é coordenada pela Comissão de Credenciamento da agência e segue as diretrizes da Lei Estadual nº 5.604/2021, que atribui à Arsepam a competência de autorizar, inspecionar e fiscalizar esse tipo de transporte no estado.
Deixe um comentário