
Diretor-presidente da Prodam, Lincoln Nunes. Foto: Divulgação Prodam
O estado do Amazonas está entre os finalistas da 6ª edição do Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital (IOSPD), levantamento anual promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de TIC (Abep-TIC). A indicação reforça o papel da Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam) no processo de digitalização dos serviços públicos oferecidos à população amazonense.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 6 de agosto, durante o Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (Secop 2025), em Brasília. O Amazonas concorre na categoria de maior variação nominal, que reconhece os estados com maior avanço em relação à edição anterior. Também são finalistas o Distrito Federal e o Ceará.
O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (10/07) pelo diretor-presidente da Prodam, Lincoln Nunes, durante a celebração pelos 55 anos da empresa. Ele destacou o reconhecimento como um reflexo do trabalho coletivo da instituição e do Governo do Amazonas. “A maioria dos serviços públicos utilizados no dia a dia passa, de alguma forma, por sistemas desenvolvidos por nós. É gratificante ver esse trabalho ser reconhecido nacionalmente, ainda mais em um dia tão especial para a Prodam”, afirmou.
Apoena
Entre as soluções que contribuíram para esse resultado estão o novo sistema Apoena, ferramenta voltada ao controle e à fiscalização dos recursos públicos e os serviços de site backup, oferecidos a instituições como o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM).
“Uma vez hospedados no datacenter da Prodam, os serviços essenciais mantidos por essas instituições têm a garantia de continuidade em caso de sinistros ou perda de conectividade”, explicou Lincoln.
Sobre o índice
Desenvolvido pela Abep-TIC, o IOSPD integra o pilar Eficiência da Máquina Pública, componente do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado anualmente pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O índice é baseado em dados fornecidos pelas unidades federativas, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia.
Deixe um comentário