Suframa e Prefeitura de Rio Preto da Eva avançam em parceria para regularização fundiária e desenvolvimento rural

Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Preto da Eva

A Suframa e a Prefeitura de Rio Preto da Eva (a 70 quilômetros de Manaus) estão intensificando as ações conjuntas voltadas à regularização fundiária e ao fortalecimento do desenvolvimento socioeconômico no Distrito Agropecuário da Suframa (DAS). As atividades fazem parte do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 3/2025, firmado em 26 de junho entre as instituições.

Na quarta-feira (9), o coordenador-geral de Projetos Agropecuários da Suframa, Sérgio Muniz, reuniu-se com a prefeita Maria do Socorro Nogueira Fontinele, no gabinete da Prefeitura, para alinhar os próximos passos da parceria. Entre os temas tratados, destaca-se a realização de um censo agropecuário no município e a implementação de medidas para acelerar os processos de regularização fundiária em áreas da Suframa, conforme previsto na Lei nº 11.952/2009.

A proposta inclui a capacitação de servidores municipais para atuar na triagem e organização das demandas dos posseiros, com apoio técnico da Suframa. Também estão previstas vistorias conjuntas, compartilhamento de dados e estrutura, e ações voltadas à melhoria da infraestrutura em áreas críticas do DAS, especialmente as afetadas pelas chuvas, que têm dificultado o acesso às propriedades e o escoamento da produção.

A prefeitura avalia, ainda, a contratação de um profissional de topografia para auxiliar nos levantamentos técnicos dos imóveis de pequenos produtores com renda hipossuficiente, cujos processos forem pré-aprovados pela Suframa. A medida deverá seguir as diretrizes do censo e da legislação vigente, incluindo a regularização de propriedades localizadas nas terras da Autarquia.

“A estimativa é atender cerca de 2 mil posseiros ao longo dos próximos 48 meses, com meta anual de 250 lotes regularizados e realização de pelo menos seis ações de desenvolvimento socioeconômico com instituições parceiras”, salienta Sérgio Muniz.

Como parte das ações integradas com o município, a Suframa participou, no último sábado (5), do “Dia de Campo com foco na regularização fundiária rural”, promovido em Rio Preto da Eva pela Prefeitura e pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror-AM), com apoio do Sebrae-AM. O evento ofereceu orientações técnicas e jurídicas a produtores locais e beneficiou diretamente 30 famílias — sendo 20 de Rio Preto da Eva e 10 de Manaus — com a entrega gratuita do georreferenciamento de seus imóveis, processo que define com precisão a localização e os limites das propriedades rurais. A medida é essencial para a regularização fundiária e a futura titulação da terra.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.