Rio Negro recua 4 cm após nove meses de cheia contínua no Amazonas

Rio Negro recua 4 cm após nove meses de cheia contínua no Amazonas

O volume do rio vinha subindo desde outubro de 2024 (Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom-Prefeito)

Depois de quase nove meses em elevação constante, o nível do Rio Negro começou a dar sinais de queda em Manaus. De acordo com o monitoramento do Porto da cidade, o rio marcou 29,01 metros nesta quinta-feira (10), o que representa uma redução de 4 centímetros desde a quarta-feira (9).

O volume do rio vinha subindo desde outubro de 2024. Agora, com o recuo registrado, especialistas acompanham o comportamento das águas para confirmar se, de fato, o ciclo da vazante se iniciou. Apesar da diminuição, o nível atual ainda está acima da faixa considerada de inundação severa.

A medição realizada pelo Porto de Manaus difere da do Serviço Geológico do Brasil (SGB), que divulga os dados hidrológicos semanalmente. A divergência ocorre devido à diferença nas metodologias e datas de atualização entre os dois órgãos — o Porto realiza medições diárias desde 1902.

Segundo o terceiro Alerta de Cheias da Bacia do Amazonas, divulgado pelo SGB, não há previsão de que a cota histórica de 30,02 metros, registrada em 2021, seja ultrapassada neste ano.

Enquanto isso, a cheia já impactou fortemente a população do estado: mais de 133 mil famílias foram afetadas, somando aproximadamente 534 mil pessoas diretamente atingidas. Entre as nove calhas de rios do Amazonas, três — Juruá, Purus e Madeira — já iniciaram o processo de vazante. As demais ainda registram níveis elevados, com os picos ocorrendo entre março e julho, dependendo da região.

Em relação à situação de emergência nos municípios, os dados mais recentes indicam que 40 cidades estão com decreto de Situação de Emergência, 15 permanecem em estado de Alerta, uma em Atenção e seis já retornaram à condição de Normalidade.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.