Programa ‘Jogo Limpo’ combate uso de drogas no esporte comunitário

Foto: João Viana/Semcom

Nesta quarta-feira, 9/7, a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) realizou o lançamento e capacitação do programa “Jogo Limpo”, que tem como objetivo combater o uso de drogas no esporte comunitário. O evento aconteceu no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus.

O “Jogo Limpo” é uma iniciativa que visa promover saúde, segurança e inclusão social, atuando de forma preventiva em ambientes esportivos comunitários. A ação envolve campanhas de conscientização, atividades educativas, monitoramento e o fortalecimento do esporte como ferramenta de transformação social para jovens e adultos.

O programa será conduzido pela equipe técnica da Semjel, em parceria com as secretarias municipais de Saúde (Semsa), de Educação (Semed), de Comunicação (Semcom), de Segurança Pública e Defesa Social, além do Centro de Cooperação da Cidade (CCC).

“O projeto é uma iniciativa que vem para somar e integrar a cidade de Manaus, promovendo conscientização e enfrentamento à dependência química dentro das nossas áreas de esporte. Hoje, o poder público municipal se posiciona com esse projeto, para que possamos levar políticas públicas eficientes no combate à drogadição, que infelizmente está presente em várias áreas esportivas. Temos um prefeito muito ativo, que entregou um dos melhores complexos esportivos de Manaus e, com isso, cabe a nós fazer a nossa parte, levando o ‘Jogo Limpo’ como uma resposta concreta para salvar vidas, proteger nossa juventude e garantir dignidade e salubridade aos espaços esportivos da nossa cidade”, disse o secretário da Semjel, Joel Silva.

De acordo com o secretário da Semed, Júnior Mar, a pasta desenvolve diversas ações voltadas para essa temática, e o projeto “Jogo Limpo” irá somar forças no combate às drogas.

“Nós, na Semed Manaus, já atuamos também nesse sentido. Temos o programa Escola em Comunidade, uma iniciativa do Governo Federal com a nossa participação. Contamos ainda com o programa Saúde na Escola, que realiza diversas ações de combate às drogas, cuidado com a saúde e incentivo à tomada de decisões. São várias iniciativas que já estão em andamento para atender nossos estudantes, e o prefeito David Almeida se preocupa muito com toda a população e, principalmente, com nossas crianças, desde a primeira infância até a adolescência e juventude, para que se tornem adultos responsáveis, cumprindo seus deveres como cidadãos e contribuindo positivamente para a nossa sociedade”, afirmou.

Atuação

O projeto atuará em áreas de vulnerabilidade, onde o risco de exposição às drogas é maior, como informou a secretária da Semsa, Shádia Fraxe. “A Semsa tem um papel fundamental, até porque sabemos que o problema das drogas é, também, uma questão de saúde pública. Precisamos dessa união entre as secretarias, em um trabalho multiprofissional, para que possamos discutir juntos estratégias eficazes e duradouras no enfrentamento desse problema. Somente com essa integração conseguiremos avançar e buscar soluções definitivas para essa realidade que afeta tantas famílias e comunidades”.

Além das autoridades, o evento também contou com a participação de representantes de projetos sociais e atletas.

“O ‘Jogo Limpo’ tem um impacto direto, principalmente nos jovens e adolescentes, na prevenção contra as drogas dentro das comunidades. O espaço proporciona momentos de lazer e esporte para esses jovens, tirando-os das ruas e oferecendo novas oportunidades de vida”, completou o coordenador do Instituto Vila Esportiva, Pablo Bessa.

A atleta de natação Angelynne Vitória, de 15 anos, falou sobre a importância de participar de palestras que fortalecem o atleta a cuidar mais da saúde. “Esse projeto é muito importante para a gente, porque vai nos conscientizar sobre as drogas, que é algo muito sério. Precisamos entender o quanto as drogas fazem mal e como o esporte pode nos manter longe disso”.

Vulnerabilidade social

As ações do projeto serão intensificadas em áreas de maior vulnerabilidade social, como os bairros Santo Antônio, Coroado e Santa Etelvina, onde estão localizadas as minivilas olímpicas de Manaus. Esses espaços já servem como ferramentas de transformação, reforçando valores como disciplina, respeito e foco no futuro.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.