Deputado Roberto Cidade lança política para aproximar jovens da ciência nas escolas públicas do AM

Deputado Roberto Cidade lança política para aproximar jovens da ciência nas escolas públicas do AM

A legislação propõe estimular a iniciação científica entre alunos da educação básica, como ferramenta para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem (Foto: Herick Pereira)

Neste 8 de julho, data em que o Brasil celebra o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico, o Amazonas ganha, a partir da iniciativa do deputado estadual Roberto Cidade (UB), um motivo a mais para valorizar a produção do conhecimento.

Está em vigor a Lei nº 7.082/2024, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que cria a Política de Incentivo à Iniciação da Pesquisa Científica para Estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino.

Aprovada com o intuito de democratizar o acesso à ciência e promover o protagonismo estudantil, a legislação propõe estimular a iniciação científica entre alunos da educação básica, como ferramenta para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, fomentar o desenvolvimento de competências e promover a construção e disseminação do conhecimento.

“A pesquisa científica é um instrumento de grande importância para a construção e propagação do conhecimento, contribui para a promoção de atividades tecnológicas e é uma estratégia para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Com o desenvolvimento da ciência, nossos estudantes tendem a construir um futuro melhor para eles e para a sociedade”, afirmou o presidente.

A nova política educacional prevê uma série de diretrizes voltadas à ampliação do interesse pela ciência e pela inovação. Entre elas, estão a valorização do pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, a promoção de atividades humanísticas e tecnológicas como instrumentos de transformação social, e o fortalecimento da cultura científica por meio da divulgação e participação dos estudantes em processos criativos voltados à resolução de problemas sociais.

A participação dos alunos nos projetos será facultativa e gratuita. A Lei nº 7.082/2024 se soma a outras iniciativas do deputado voltadas à juventude amazonense.

O parlamentar também é autor do Projeto de Lei nº 91/2025, já aprovado em plenário e aguardando sanção, que estabelece diretrizes para o “Incentivo ao Empreendedorismo Jovem no Mercado Digital no Amazonas”, voltado especialmente para jovens de baixa renda entre 18 e 29 anos.

A proposta tem o objetivo de promover a inclusão social e o desenvolvimento econômico por meio da tecnologia, com foco no empreendedorismo digital por meio do e-commerce, desenvolvimento de aplicativos e marketing digital.

“O incentivo ao empreendedorismo digital para jovens de baixa renda pode reduzir a desigualdade social, promover a independência financeira e impulsionar o desenvolvimento econômico regional. Além disso, iniciativas de capacitação em tecnologia e inovação podem preparar esses jovens para as profissões do futuro”, destacou o deputado-presidente.

Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico

O Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico foram estabelecidos pelas Leis nº 10.221, de 2001, e nº 11.807, de 2008, respectivamente.

Além de visar promover a produção científica nacional, inspirar o interesse dos jovens pela ciência e difundir o conhecimento científico para toda a sociedade, essas datas foram criadas em homenagem à fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorreu em 8 de julho de 1948.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.