
Prato Cheio do Riacho Doce inicia aulas de reforço para crianças da comunidade
O Prato Cheio do bairro Riacho Doce, na zona norte de Manaus, deu início às aulas de reforço para crianças da comunidade. A Iniciativa é da Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas) e atende crianças de 5 a 9 anos que frequentam o restaurante popular.
Ao todo, 15 crianças estão inscritas no reforço escolar. As aulas acontecem na própria unidade, às terças e quintas-feiras, durante a tarde, e oferece suporte nas matérias de matemática e português. As disciplinas são ministradas por uma professora voluntária.
Prato Cheio
A titular da Seas, Kely Patrícia, destacou que a oferta de aulas de reforço na unidade comprova a importância do Prato Cheio para as famílias que o frequentam.
“O programa vai muito além de apenas servir refeições. Também incentiva o conhecimento por meio de aulas de reforço como essa, além de cursos e palestras que estimulem essas pessoas a gerar renda, desenvolver habilidades e garantir a independência financeira dessas famílias. É algo pensado para toda a família”, disse.
De acordo com a supervisora da unidade, Ana Quelen Alves, o objetivo é fechar a turma com até 20 alunos.
Iniciativa
“Ao longo de quatro meses, construímos e colocamos em prática essa iniciativa. As crianças almoçam e já ficam aguardando o reforço. A ideia surgiu quando identificamos dificuldades das crianças com essas disciplinas, o que acendeu um alerta. A turma hoje tem 15 alunos, mas a ideia é que tenhamos 20”, explicou.
Maria de Fátima Valois, de 40 anos, frequenta o restaurante e inscreveu suas três filhas nas aulas de reforço. Para ela, a iniciativa permite que as dificuldades escolares sejam trabalhadas com mais foco. Ela acompanha as filhas de 4, 8 e 11 anos que participam das aulas de matemática e português oferecidas pela unidade.
“Acho que esse reforço é muito positivo, principalmente para as famílias que identificam as dificuldades que os filhos têm em algumas disciplinas, mas não têm condições de pagar uma aula particular. Aqui as crianças conseguem trabalhar com calma e foco as suas dificuldades”, disse.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas no restaurante. Para isso, os pais ou responsáveis devem levar RG, CPF e comprovante de residência.
O Prato Cheio é administrado pela Seas e pela Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam). São 18 unidades na capital e 26 no interior, totalizando 44 unidades no Amazonas.
O programa é dividido em dois serviços distintos: os restaurantes populares, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, com refeições vendidas pelo valor simbólico de R$ 1; e as cozinhas populares, nas quais a sopa é gratuita e cada pessoa atendida tem direito a 1 litro de alimento, de segunda a sábado, também das 8h às 13h.
Deixe um comentário