Suframa faz visita à terminal de cargas do aeroporto e conhece operação da Vinci Airports em Manaus

Suframa faz visita à terminal de cargas do aeroporto e conhece operação da Vinci Airports em Manaus

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) realizou, nesta terça-feira (8), uma visita técnica ao terminal de cargas do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, operado pela Vinci Airports. O objetivo foi conhecer de perto a estrutura e a operação logística da concessionária, que integra o maior grupo privado de aeroportos do mundo, com mais de 70 aeroportos em 13 países.

Comitiva

A comitiva da Suframa foi liderada pelo superintendente Bosco Saraiva e contou com a presença dos superintendentes-adjuntos substitutos Camilla Carneiro (Projetos), Rafael Gouveia (Desenvolvimento e Inovação Tecnológica) e Gilvânio Paiva (Administração); além de servidores e técnicos da Autarquia.

A equipe foi recebida pela gerente comercial do terminal de cargas, Luciana Procoro, e pelo coordenador comercial, Pietro Aires. Durante a visita, foram apresentados dados operacionais da unidade e realizado um tour pelas áreas de armazenagem e o pátio de recebimento de aeronaves cargueiras.

O terminal de cargas de Manaus é o terceiro maior do País, movimentando atualmente cerca de 140 mil toneladas por ano, embora tenha capacidade para operar até 300 mil toneladas, simultaneamente. O espaço conta com três terminais distintos: um exclusivo para importação, outro para carga doméstica e um terceiro destinado à importação e exportação simultâneas.

Dados

De acordo com os dados apresentados pela concessionária, 84% das cargas que chegam a Manaus vêm da Ásia, 8% da Europa e 8% da América do Sul. Do total de cargas da Zona Franca de Manaus, 10% do volume chega por via aérea, representando cerca de 38% do valor CIF (custo, seguro e frete) — o que demonstra a relevância estratégica das cargas aéreas de alto valor agregado e urgência.

A gerente comercial Luciana Procoro destacou que, nas apresentações realizadas pela empresa para prospecção de clientes e parceiros, os dados da Zona Franca de Manaus são sempre incluídos, contribuindo para a divulgação e valorização do modelo econômico regional. Segundo ela, essa prática tem ajudado a reforçar a atratividade do Polo Industrial de Manaus (PIM) junto a operadores logísticos e investidores.

Parceria

Procoro também lembrou da parceria entre a concessionária e a Suframa na edição passada da feira FCE Pharma, em São Paulo, onde as instituições dividiram um estande. A ação, segundo ela, teve resultados positivos e proporcionou maior visibilidade ao potencial logístico da região Norte.

Entre os investimentos mais recentes, destacam-se R$ 1,4 bilhão aplicados na modernização da pista e R$ 20 milhões na compartimentação interna do terminal, com foco na segurança das cargas. A empresa também está em processo de habilitação junto à Receita Federal para operar no segmento courier, voltado ao e-commerce, o que poderá reduzir ainda mais o tempo de entrega de compras online.

Para Bosco Saraiva, a visita reforça a importância da logística aérea para o Polo Industrial de Manaus. “A aproximação com operadores logísticos como a Vinci é estratégica para aperfeiçoarmos as cadeias de suprimento da Zona Franca. Precisamos aproveitar melhor essa infraestrutura para ampliar nossa competitividade”, destacou.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.