
Suframa faz visita à terminal de cargas do aeroporto e conhece operação da Vinci Airports em Manaus
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) realizou, nesta terça-feira (8), uma visita técnica ao terminal de cargas do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, operado pela Vinci Airports. O objetivo foi conhecer de perto a estrutura e a operação logística da concessionária, que integra o maior grupo privado de aeroportos do mundo, com mais de 70 aeroportos em 13 países.
Comitiva
A comitiva da Suframa foi liderada pelo superintendente Bosco Saraiva e contou com a presença dos superintendentes-adjuntos substitutos Camilla Carneiro (Projetos), Rafael Gouveia (Desenvolvimento e Inovação Tecnológica) e Gilvânio Paiva (Administração); além de servidores e técnicos da Autarquia.
A equipe foi recebida pela gerente comercial do terminal de cargas, Luciana Procoro, e pelo coordenador comercial, Pietro Aires. Durante a visita, foram apresentados dados operacionais da unidade e realizado um tour pelas áreas de armazenagem e o pátio de recebimento de aeronaves cargueiras.
O terminal de cargas de Manaus é o terceiro maior do País, movimentando atualmente cerca de 140 mil toneladas por ano, embora tenha capacidade para operar até 300 mil toneladas, simultaneamente. O espaço conta com três terminais distintos: um exclusivo para importação, outro para carga doméstica e um terceiro destinado à importação e exportação simultâneas.
Dados
De acordo com os dados apresentados pela concessionária, 84% das cargas que chegam a Manaus vêm da Ásia, 8% da Europa e 8% da América do Sul. Do total de cargas da Zona Franca de Manaus, 10% do volume chega por via aérea, representando cerca de 38% do valor CIF (custo, seguro e frete) — o que demonstra a relevância estratégica das cargas aéreas de alto valor agregado e urgência.
A gerente comercial Luciana Procoro destacou que, nas apresentações realizadas pela empresa para prospecção de clientes e parceiros, os dados da Zona Franca de Manaus são sempre incluídos, contribuindo para a divulgação e valorização do modelo econômico regional. Segundo ela, essa prática tem ajudado a reforçar a atratividade do Polo Industrial de Manaus (PIM) junto a operadores logísticos e investidores.
Parceria
Procoro também lembrou da parceria entre a concessionária e a Suframa na edição passada da feira FCE Pharma, em São Paulo, onde as instituições dividiram um estande. A ação, segundo ela, teve resultados positivos e proporcionou maior visibilidade ao potencial logístico da região Norte.
Entre os investimentos mais recentes, destacam-se R$ 1,4 bilhão aplicados na modernização da pista e R$ 20 milhões na compartimentação interna do terminal, com foco na segurança das cargas. A empresa também está em processo de habilitação junto à Receita Federal para operar no segmento courier, voltado ao e-commerce, o que poderá reduzir ainda mais o tempo de entrega de compras online.
Para Bosco Saraiva, a visita reforça a importância da logística aérea para o Polo Industrial de Manaus. “A aproximação com operadores logísticos como a Vinci é estratégica para aperfeiçoarmos as cadeias de suprimento da Zona Franca. Precisamos aproveitar melhor essa infraestrutura para ampliar nossa competitividade”, destacou.
Deixe um comentário