
Para as festividades deste ano, a Diocese lançou o tema “Maria, Mãe da Esperança”. (Foto: Elinaldo Tavares)
A chuva do início da noite deste domingo, 06/07, em Parintins, não impediu os fiéis de acompanharem o Círio em homenagem a Nossa Senhora do Carmo, padroeira da Diocese, que abriu oficialmente os festejos da maior manifestação de fé católica do interior do Amazonas.
Conduzida em um andor ornamentado com rosas naturais brancas e amarelas, a Senhora do Monte Carmelo seguiu pelas ruas abençoando os fiéis, que manifestaram mais uma vez grande devoção à protetora dos parintinenses. O bispo emérito da Diocese, Dom Giuliano Frigeni, guiou os devotos no percurso.
Nas ruas tradicionais que marcam a passagem do Círio — Nações Unidas e Senador Álvaro Maia, a chamada Avenida da Fé —, os moradores ornamentaram as fachadas com balões, bandeirolas, vestiram crianças de anjos e acenderam velas na frente das casas. Tudo muito singelo, mas com a força da fé que move o povo da Ilha de Parintins.
- Fotos: Elinaldo Tavares
- Fotos: Elinaldo Tavares
- Fotos: Elinaldo Tavares
- Fotos: Elinaldo Tavares
- Fotos: Elinaldo Tavares
- Fotos: Elinaldo Tavares
- Fotos: Elinaldo Tavares
- Fotos: Elinaldo Tavares
A chuva caiu quando a multidão passava pela Avenida da Fé. “São chuvas de bênçãos de Nossa Senhora”, dizia o devoto João Brito.
A moradora Geisiane Reis estava emocionada, colocando balões e flores na fachada da casa. “É um sentimento de amor, de fé e, antes de tudo, de muita gratidão à nossa mãezinha do céu. A gente tem que comemorar muito. Assim como a gente aplaude as outras festas, a gente aplaude Nossa Senhora do Carmo, com certeza”, enalteceu.
A equipe do artista Francinaldo Guerreiro é quem constrói todos os anos a imagem da santa que fica na entrada da rua. Foram três dias trabalhando para deixar tudo pronto. Ele disse que este ano o grupo contou com uma equipe proativa, que conseguiu materiais e doações. “Nós estamos felizes de, mais um ano, construir a santa, e esse é um momento de renovação para todos aqui da rua”, expressou. Francinaldo sempre foi devoto, atuou como coroinha na Catedral e agora faz a homenagem na passagem do Círio.
Para as festividades deste ano, a Diocese lançou o tema “Maria, Mãe da Esperança” e o lema “Peregrinantes com Maria, a Rainha de toda Criação”. Todas as missas e novenas nos dez dias de festa vão destacar a temática.
As celebrações serão realizadas em vários horários: às 6h, 12h, 18h (terços e novenas) e 19h, todas na Catedral do Carmo, construída em sua homenagem e tombada por sua importância cultural pela Lei nº 618/2004. Trata-se do maior templo católico do Médio e Baixo Amazonas.
Nossa Senhora do Monte Carmelo, ou Nossa Senhora do Carmo, é o título dado a Maria, padroeira da Ordem dos Carmelitas.
Realizada pela Diocese de Parintins, a festa é uma celebração de fé, devoção, fraternidade, amor e solidariedade. Os festejos seguem até o dia 16 de julho, com a grande procissão que reúne milhares de fiéis.
Deixe um comentário