Curso de fotografia capacita jovens indígenas e fortalece empreendedorismo cultural no Amazonas

Curso de fotografia capacita jovens indígenas e fortalece empreendedorismo cultural no Amazonas

Oficina do projeto Cultura Raiz forma 20 alunos no Parque das Tribos com foco em identidade, tecnologia e geração de renda. (Foto: Divulgação)

Vinte jovens indígenas foram certificados nesta semana em um curso de fotografia com celulares promovido pela Associação Zagaia Amazônia, por meio do projeto Cultura Raiz: Olhares do Parque das Tribos, no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus. A cerimônia de formatura aconteceu na quarta-feira (2), no Malocão da comunidade, e marcou também o lançamento da plataforma colaborativa Amazônia Stock, com imagens autorais dos participantes.

Além dos certificados, os jovens receberam smartphones para uso em ações comunitárias, conforme termo de responsabilidade assinado durante o evento. Eles seguirão vinculados ao projeto pelos próximos dois anos, em iniciativas voltadas à comunicação comunitária, valorização cultural e inclusão digital.

De acordo com Ricardo Tavares, vice-presidente da Zagaia Amazônia, o objetivo da oficina vai além do domínio técnico. “A atividade permitiu ampliar o olhar desses jovens sobre negócios criativos que eles poderão desenvolver no futuro, sempre conectados às suas raízes e realidades”, afirmou.

Durante a cerimônia, foi reforçada a importância do uso consciente e ético da tecnologia como ferramenta de fortalecimento das identidades indígenas e amazônicas. Para o jovem Marcelo Tukano, que também é criador de conteúdo e grafiteiro indígena, a formação abre novas possibilidades. “Vou poder tirar fotos dos nossos grafismos, falar sobre a tinta do jenipapo e mostrar como tudo isso tem significado para nós”, disse.

Já a aluna Naiara Correia destacou sua paixão pela natureza: “Acho tão linda! Daqui pra frente é isso que quero fazer: tirar fotos da natureza e mostrar a beleza da floresta.”

A oficina integra o Projeto Cultura Raiz, realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, patrocínio do Instituto Aegea e da Águas de Manaus. Representando a empresa patrocinadora, Érika Araújo destacou o impacto da ação: “É de suma importância proporcionar saúde, qualidade de vida e também incentivar o empreendedorismo entre os jovens indígenas.”

A formatura também marcou o início de uma nova etapa: o Curso de Empreendedorismo Cultural, previsto para começar no dia 19 de julho. Com duração de cinco sábados, a formação visa fomentar geração de renda a partir de saberes e práticas culturais locais.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.