Festival internacional de jazz transforma Manaus em palco de grandes nomes da música

Festival internacional de jazz transforma Manaus em palco de grandes nomes da música

A cidade de Manaus recebe de 1º a 10 de agosto o Amazonas Green Jazz Festival, com mais de dez espetáculos de artistas nacionais e internacionais. Na programação constam grandes nomes como a National Youth Orchestra Jazz (NYO Jazz), a big band jovem da Fundação Carnegie Hall, uma das mais conhecidas casas de concertos do mundo, além do cantor Ivan Lins e do pianista pernambucano Amaro Freitas, indicado ao Grammy Latino de 2024.

O Amazonas Green Jazz Festival é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A venda dos ingressos começou nesta sexta-feira (04/07), na bilheteria do teatro ou no site www.amazonasgreenjazzfestival.com.br.

Informações

Novidades e mais informações estão disponíveis no site www.amazonasgreenjazzfestival.com.br, e nas redes sociais: @amazonasgreenjazzfestival.

A partir do tema “Brasileiro Sou! Alma, Som e Identidade”, a edição deste ano do festival vai enfatizar a herança musical do país, com shows no Teatro Amazonas e programação cultural em outros espaços da cidade.

Para o secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado, Caio André, o festival reafirma o compromisso do Governo do Amazonas com o fortalecimento da cultura local e a valorização de linguagens musicais sofisticadas e inclusivas.“O Amazonas Green Jazz Festival é mais do que um evento de grande porte,  é uma política pública cultural que posiciona Manaus como referência no cenário do jazz mundial. Levar ao público amazonense nomes consagrados ao lado de talentos locais mostra a potência criativa do nosso estado e o investimento contínuo do Governo em cultura, educação musical e democratização do acesso à arte”, afirmou.

Espetáculo

No dia 1º de agosto, a partir das 20h, no Teatro Amazonas, o espetáculo de abertura apresenta a anfitriã do festival, a Amazonas Band, com o regente Rui Carvalho, recebendo como convidado o compositor, percussionista e multi-instrumentista Luccas Martins. Já a pianista e compositora Heloísa Fernandes retorna à capital amazonense com seu quarteto para o segundo show da noite, às 21h30, com o espetáculo “Oferenda ao Rio Amazonas” e um repertório inspirado em sua mais recente visita ao estado.

A cantora Luciana Souza, vencedora do Grammy e reconhecida internacionalmente por sua voz marcante em ritmos que unem jazz e música brasileira, abre a noite de sábado, 2 de agosto, às 20h, em conjunto com a NYO Jazz, dirigida por Sean Jones. A segunda atração, às 21h30, será o baterista americano Robby Ameen com seu quinteto, do qual participam os músicos Conrad Herwig, Lincoln Goines e o famoso pianista Edsel Gomez.

Destaques

Outro destaque do festival acontece no domingo, 3 de agosto, às 20h, com o retorno do pianista pernambucano Amaro Freitas, indicado ao Grammy e considerado um dos principais nomes do Brasil no exterior. O seu show para piano solo reflete experiências vividas por ele quando esteve em Manaus em 2022, durante o festival, ocasião em que percorreu rios, a floresta e ouviu o canto dos pássaros.

Em seguida, às 20h30, o compositor e pianista Fábio Torres, vencedor do Grammy e do Latin Grammy, fará uma apresentação com seu novo álbum “Céu Infinito Sertão”, ao lado do maestro Marcelo de Jesus e da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA).

Já no dia 6 de agosto, às 20h, a programação segue com o multi-instrumentista Jovino Santos Neto, que fará o lançamento do álbum “A Onça e o Pajé”. O espetáculo terá a participação dos músicos Elias Coutinho, no saxofone, e Johab Quadros, no trompete.

Repertório

No dia 7, às 20h, a Orquestra Som do Nordeste, de Alagoas, apresenta seu repertório que mescla gêneros nordestinos com a cultura jazzística. Sob o comando do maestro e trombonista Rony Ferreira, o grupo vem chamando atenção por onde passa e este será o primeiro show deles no Amazonas.

Cleber Almeida e seu grupo são a atração do dia 8, às 20h, com uma performance inédita ao lado do músico paulista, Diego Garbin. Já nos últimos dias do festival, 9 e 10 de agosto, haverá um espetáculo inédito unindo a voz potente do cantor e pianista brasileiro com reconhecimento internacional, Ivan Lins, cantor, ao lado da Amazonas Band, sob regência de Rui Carvalho, e ao lado do pianista e arranjador Gilson Peranzzetta.

O diretor artístico do festival, Rui Carvalho, avaliou esta edição. “A música brasileira é uma das mais apreciadas em todo o mundo. Em todos os momentos, novos talentos são formados e marcam a história. Por isso, mais do que uma programação, o festival será uma celebração da identidade musical e convida o público a reconhecer, valorizar e sentir orgulho do que é produzido aqui”, destaca.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.