Ato da Corregedoria de Justiça facilita e dá agilidade para realizar casamentos por cartórios do interior do AM

Ato da Corregedoria de Justiça facilita e dá agilidade para realizar casamentos por cartórios do interior do AM

Estabelecendo novas diretrizes e procedimentos para a atuação dos juízes de paz no Amazonas, a Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ-AM) editou e tornou público o Provimento n.º 492/2025. O documento e as normas nele contidas, de acordo com profissionais do segmento extrajudicial, têm impulsionado e facilitado a realização de casamentos civis por cartórios, sobretudo, no interior do Amazonas.

O Provimento n.º 492/2025 foi assinado pelo corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos e, dentre outras normas, passou a autorizar, excepcionalmente, a designação de prepostos (representantes) de Oficiais de Registro Civil para atuarem como Juízes de Paz, que são agentes públicos com a competência para celebrar casamentos no âmbito dos cartórios.

Provimento

Após a publicação do referido Provimento, em maio deste ano, muitas localidades do Amazonas – cujos cartórios não contam com juízes de paz titulares – passaram a oferecer o serviço a partir da designação de profissionais “ad hoc”, ou seja, para esta finalidade.

É o caso do município de Apuí (distante 455 quilômetros de Manaus) onde o Cartório Único da Comarca celebrou, no último dia 1.º de julho, o casamento de Antônio Junior Poxo Munduruku e Rosilene Waro Munduruku. Realizada na sede do cartório, a solenidade foi a primeira celebrada pela nova juíza de paz (ad hoc), Izabelle Martins Campana Lima.

Para a Oficial Interventora que responde atualmente pelo Cartório de Apuí, Larisse Moura, o Provimento n.º 492/2025 editado e publicado pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas representa um marco para a promoção do acesso à cidadania e à justiça. “Trata-se de um avanço que alia eficiência administrativa, valorização dos serviços notariais e registrais e respeito à dignidade dos cidadãos, promovendo o acesso efetivo à justiça e à formalização dos vínculos civis. A medida vem ao encontro das necessidades de diversas localidades onde, muitas vezes, não há juiz de paz efetivo disponível, dificultando a realização de casamentos civis e outros atos correlatos”, afirmou.


De acordo com Larisse Moura, “com a possibilidade de nomeações ad hoc, os cartórios passam a contar com maior agilidade e autonomia para garantir a celebração dos atos civis, evitando deslocamentos desnecessários, longas esperas e garantindo mais conforto às partes envolvidas”, acrescentou.

Manaquiri

Outra localidade cujo cartório passou a dar agilidade às demandas da população foi o município de Manaquiri (distante 156 quilômetros de Manaus) onde a serventia extrajudicial celebrou, no último dia 13 junho, o casamento de Shirley Gonçalves de Oliveira e Priscila Ribeiro da Silva.

O casamento foi celebrado pelo juiz de paz (ad hoc), Victor Lucas Silva de Sena, que mencionou o impacto social proporcionado positivamente pelo Provimento n.º 492/2025 editado e publicado recentemente pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas.

Iniciativa

“A iniciativa da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, ao editar o Provimento nº 492/2025, teve impacto imediato e extremamente positivo, especialmente no interior do Estado. Em Manaquiri, por exemplo, diante do afastamento do juiz de paz por motivo de saúde, foi possível designar prepostos do cartório para assegurar a continuidade das celebrações garantindo assim o direito fundamental ao casamento civil. Já realizamos casamentos sob essa designação, incluindo a união da Shirley e da Priscila. Essa medida representa não apenas o fortalecimento do serviço registral, mas sobretudo a presença efetiva do Estado na vida das pessoas, mesmo nos rincões mais distantes do Amazonas”, destacou.

Além de Apuí e Manaquiri, outras localidades do Amazonas também estão realizando casamentos civis com maior intensidade e frequência a partir das novas diretrizes estabelecidas pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.