Regulamentação do transporte hidroviário é pauta de reunião entre MPAM, Arsepam e Procon-AM

Regulamentação do transporte hidroviário é pauta de reunião entre MPAM, Arsepam e Procon-AM

Representado pela 81ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon), o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) participou, na manhã desta quinta-feira (03/07), de uma reunião técnica com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam) e o Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM), para tratar sobre os requisitos técnicos e legais voltados à regulamentação do Serviço Público de Transporte Hidroviário Intermunicipal de Passageiros e Cargas (SPTHI), realizado por lanchas tipo expresso, a jato e outras embarcações.

A reunião foi realizada na sede da Arsepam, em Manaus, e teve como pauta a construção de critérios normativos para o credenciamento das embarcações que atuam no sistema convencional e seletivo do transporte aquaviário. Entre os temas debatidos, estavam a aplicação da gratuidade e o desconto tarifário, itens previstos no artigo 41 da Lei Estadual nº 5.604/2021, que assegura esses direitos a segmentos da população como idosos e pessoas com deficiência (PCDs).

Promotoria

A promotora de Justiça Sheyla Andrade dos Santos, titular da 81ª Prodecon, destacou a importância da regulamentação do serviço, especialmente para a proteção dos consumidores em situação de vulnerabilidade.

“O Ministério Público compareceu a essa reunião, hoje, atendendo o convite da Arsepam, com bastante cuidado, inclusive em relação à proposta para fins de publicação de um edital de credenciamento das embarcações. Isso é muito importante, uma vez que os rios são as nossas estradas e há necessidade, sim, dessa regulamentação, principalmente em relação à população mais vulnerável. A partir do momento em que a agência reguladora busca normatizar todos os prestadores desse serviço, estamos diante de um grande avanço para a região e de uma oportunidade para garantir a segurança desse transporte essencial para a população”, afirmou a promotora.

Reunião

A reunião também contou com a participação do diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe Campos, e do diretor-presidente da Arsepam, Ricardo Mendes Lasmar, que garantiu um maior compromisso com o avanço das políticas públicas voltadas à mobilidade no interior do estado.

“A Arsepam dá mais um passo rumo à regulamentação do transporte hidroviário no Estado do Amazonas. Recebi no dia de hoje a doutora Sheyla Andrade, promotora da Prodecon, e o doutor Jalil Fraxe, diretor-presidente do Procon-AM, para juntos alinharmos critérios normativos do subsistema convencional e seletivo do transporte aquaviário”, disse.

A iniciativa visa garantir maior segurança jurídica, qualidade no serviço prestado e o cumprimento dos direitos dos usuários do transporte hidroviário intermunicipal, fundamental para o deslocamento das populações ribeirinhas e interioranas do estado.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.