Vice-governador divulga balanço de atividades que inclui articulações internacionais e ações de saúde no interior do AM

Fotos: Ricardo Machado/Secretaria-Geral da Vice-Governadoria

O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza (Avante), divulgou, nesta terça-feira (01/07), um balanço de suas atividades durante o primeiro semestre deste ano. Por meio das redes sociais, Tadeu destacou articulações com consulados e embaixadas, inaugurações de obras em Manaus e mutirões de cirurgias em cidades da calha do rio Purus e do Alto Solimões, no interior do estado.

“Foram meses intensos na vice-governadoria, com muito trabalho, diálogo e escuta ativa por todo o Amazonas, na capital e no interior. O segundo semestre começa agora, e seguimos firmes, com ainda mais disposição para contribuir na formulação de políticas públicas que melhorem a vida das pessoas”, afirmou.

MPAM

Em janeiro, Tadeu de Souza foi ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) para alinhar com a procuradora-geral de Justiça, Leda Mara Albuquerque, ações conjuntas visando fortalecer o combate à sonegação fiscal e, também, discutir a reestruturação das promotorias de Justiça, especialmente no interior.

Complexo Esportivo

No mês seguinte, o vice-governador defendeu políticas públicas integradas para a realização de obras, durante a entrega, pela Prefeitura de Manaus, da primeira revitalização em 20 anos do Complexo Esportivo do conjunto Ouro Verde, no bairro Coroado, zona leste da capital.

“A gente sabe o quanto o esporte está diretamente ligado à redução dos índices de violência e à melhoria da saúde pública. Fico muito orgulhoso de fazer parte de uma gestão que entende e planeja a cidade do futuro”, afirmou, na ocasião, ao lado do prefeito de Manaus, David Almeida.

Cirurgias oftalmológicas

Em abril, Tadeu fez o lançamento dos mutirões de cirurgias oftalmológicas em Tapauá (a 449 quilômetros de Manaus) e em São Paulo de Olivença (distante 985 quilômetros), nas calhas do Purus e Alto Solimões, respectivamente. As ações foram custeadas por recursos do Governo do Amazonas provenientes de emenda do deputado Abdala Fraxe (Avante).

À população dos municípios, o vice-governador reforçou o compromisso com a ampliação da assistência em saúde no interior. “Esse tipo de intervenção melhora a qualidade de vida, especialmente dos trabalhadores da zona rural, já que muitos não residem na sede do município. Isso significa oportunidade de vida nova, de poder enxergar novamente, ler a Bíblia, assistir à TV. É um resgate da dignidade”, destacou.

Diesel verde

Em maio, o vice-governador recebeu em seu gabinete o CEO da empresa Eneva, Lino Cançado, para discutir novos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), incluindo a produção de diesel verde como combustível renovável, a partir de oleaginosas amazônicas e seus resíduos.

Articulação internacional

Agendas voltadas à consolidação da imagem do Amazonas no exterior também marcaram o primeiro semestre do vice-governador Tadeu de Souza. Em abril, Tadeu recebeu, na sede do Governo do Estado, o embaixador da Coreia do Sul, Choi Yeong Han. Durante a visita, foram iniciadas as tratativas para novas parcerias com o país asiático.

Tadeu destacou que o fortalecimento da relação com a Coreia do Sul é estratégico para a economia amazonense. Atualmente, cinco grandes empresas sul-coreanas operam no Polo Industrial de Manaus (PIM), com destaque para a Samsung Eletrônica da Amazônia, LG Electronics do Brasil e TSE Indústria de Artefatos Estampados de Metal.

“Na Zona Franca, temos quase três décadas de relacionamento com grandes empresas sul-coreanas. Estamos trabalhando para que, com o fortalecimento do PIM, possamos atrair ainda mais investimentos do povo coreano”, afirmou o vice-governador.

Em junho, Tadeu reuniu-se com a nova cônsul-geral do Peru em Manaus, Claudia Liliana Lapeyre Bringas, para estreitar as relações comerciais e estratégicas entre o Amazonas e o país vizinho. O objetivo principal foi ampliar o alcance dos produtos do PIM em mercados consumidores internacionais.

Fotos: Ricardo Machado/Secretaria-Geral da Vice-Governadoria

Cenário nacional

O vice-governador também participou de discussões políticas de temas nacionais e promoveu diálogo com autoridades de outros estados. Em junho, participou da audiência pública “Salve o Centro” junto ao vice-prefeito de São Paulo, coronel Mello Araújo. Em pauta, a busca por soluções para a segurança pública e o combate às “cracolândias”.

Tadeu também articulou a ida do secretário-chefe da Casa Civil do Governo de São Paulo, Arthur Lima, ao Festival de Parintins deste ano. O vice-governador busca estreitar laços institucionais em torno de cooperações nas áreas de bionegócios, Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Temos dialogado sobre novas parcerias com o governo Tarcísio de Freitas em diferentes áreas, incluindo o projeto do Parque Tecnológico na UEA, nos mesmos moldes do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo”, explicou o vice-governador.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.