02/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

TJAM apresenta Plano Pena Justa em evento estadual de políticas sobre drogas no AM

Publicado em 28 de maio, 2025

TJAM apresenta Plano Pena Justa em evento estadual de políticas sobre drogas no AM

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF/TJAM), teve participação de destaque no “1.º Diálogo Intersetorial: Diagnóstico Participativo da Política sobre Drogas no Amazonas”.

Durante o evento, realizado na terça-feira (27/05), o juiz colaborador Saulo Góes apresentou as diretrizes do Plano Estadual Pena Justa, com ênfase nas ações voltadas à política de drogas e seus impactos no sistema prisional.

O evento é uma realização do Fórum de Saúde Mental e Política sobre Drogas Luciana Lopes, iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Amazonas (Conam) e da Associação de Redução de Danos do Amazonas (Ardam).

Encontro

Durante o encontro, o GMF destacou que o Plano Pena Justa, coordenado em conjunto com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), é uma exigência do Supremo Tribunal Federal (STF), como parte da decisão que reconheceu o estado de coisa inconstitucional do sistema prisional brasileiro. A política de drogas é considerada eixo central do Plano, dada sua forte relação com o encarceramento em massa, especialmente de pessoas negras, pobres e em situação de vulnerabilidade.

Entre as metas apresentadas estão o redirecionamento da política de drogas para ações de saúde e proteção social, o fortalecimento da política de redução de danos e da Rede de Atenção Psicossocial, além do cumprimento do julgamento do STF no Recurso Extraordinário 635.659, que trata da descriminalização do porte de drogas para uso pessoal.

O juiz Saulo Góes enfatizou a necessidade de implementar no Amazonas uma política sobre drogas orientadas por parâmetros de direitos humanos, com foco em cuidado em liberdade, como medida essencial para enfrentar a superlotação carcerária e a seletividade penal.

Evento

O evento reuniu representantes do sistema de justiça, da Assembleia Legislativa, da saúde, da assistência social, de políticas penais, políticas para indígenas e da sociedade civil, marcando um importante passo para a construção de soluções intersetoriais e baseadas em evidências para a política sobre drogas no estado.

Tags: ,

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.