
Nas oficinas, técnicas de desenho básico, de produção de tintas naturais e pintura em tecido serão desenvolvidas com os participantes (Foto: Ketlen Siqueira e Ajé)
Estão abertas as inscrições para a 1ª edição do projeto “Colorindo Flores”, idealizado pela Casa Cultural Ayédùn, formada por integrantes da Ilé Àṣẹ Ayédùn, uma casa de axé vinculada ao Culto Tradicional Yorubá (CTY). Por meio do link, https://bit.ly/Formulario_Inscriçoes_ColorindoFlores, crianças, jovens, adultos e idosos terão a oportunidade de participar, gratuitamente, de uma oficina de pintura, com tinturas obtidas a partir de plantas medicinais e ritualísticas.
O projeto é fruto do Edital de Chamamento Público n°02/2024, publicado em Manaus e que visa fomentar ações culturais de artes visuais, utilizando recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), conforme a Lei nº 14.399/2022. Com o objetivo de ser uma possibilidade acessível à cultura, o Colorindo Flores foi construído a partir de uma equipe formada por educadoras, comunicadores, artesãs, terapeutas, artistas visuais e sacerdotisa.
“O projeto nasce dessa equipe que acredita fielmente na arte enquanto um dos caminhos mais fortes e simples para o desenvolvimento de habilidades como autoescuta, concentração, autorregulação. Ferramentas valiosas para o bem-viver em sociedade”, destacou a Iyalorixá Ayédùn, coordenadora geral do Colorindo Flores e sacerdotisa da Ilé Àṣẹ Ayédùn.
Cronograma de atividades
As aulas de desenho básico, de produção de tintas naturais e pintura em tecido acontecerão em quatro datas espalhadas entre os dias 14 de junho e 9 de agosto. As oficinas acontecem entre às 8h30 e 11h30, e a equipe do projeto Colorindo Flores irá providenciar, durante as manhãs, alimentação aos participantes da iniciativa artística. As inscrições se encerram no próximo dia 12 de junho.
Duas turmas serão formadas. A primeira, destinada a crianças de seis até os 13 anos, e a segunda para o público juvenil e adulto. Para a manutenção do acesso do inscrito às atividades, será necessária uma participação de 90% nas ações presenciais. Ou seja, a partir de uma possível segunda ausência, o participante seria excluído da turma.
Todos os alunos e/ou responsáveis pelos alunos estarão inseridos em um grupo de WhatsApp destinado ao acompanhamento das atividades, avaliando desempenhos e elucidando possíveis dúvidas durante o período de desenvolvimento do projeto.
Próxima parada: Festival de Primavera
Depois das oficinas, o último ato do primeiro ano do Colorindo Flores acontece no dia 27 de setembro, data prevista para a realização da 5ª edição do Festival de Primavera, também idealizado pela Ilé Àṣẹ Ayédùn. Na ocasião, os participantes das oficinas do projeto de pintura irão apresentar suas criações em uma exposição artística pensada enquanto uma das atividades do festival.
Além das intenções culturais, o Festival de Primavera também atua a partir de workshops para o público adulto, e uma tarde de brincadeiras e brinquedos para as crianças. Ao final das atividades, também acontece a distribuição de roupas e cestas básicas para as famílias participantes. O público-alvo das atividades são as crianças, pais e/ou responsáveis do entorno geográfico da casa de axé Ilé Àṣẹ Ayédùn, localizada na rua Desembargador Cândido Honório, nº 17, no bairro do Planalto, zona centro-oeste de Manaus.
Apesar do projeto Colorindo Flores e do Festival de Primavera serem idealizados por integrantes de uma casa de axé, a sacerdotisa Ayédùn reforça que as duas iniciativas não são iniciativas religiosas. De acordo com a Iyalorixá, os eventos têm como principal objetivo serem alternativas culturais, educacionais e assistenciais para a população manauara, trabalhando a mente, o coração e a criatividade.
“O preconceito com o desconhecido pode ser um empecilho (de participação do público). Não temos o intuito de misturar estações. As oficinas serão regidas por arte e criatividade. É isso que queremos disseminar”, destacou Ayédùn.
Ao final das oficinas do Colorindo Flores, os participantes receberão um Certificado de Participação, um kit de pintura em aquarela e uma cartilha com as informações das plantas utilizadas na oficina. O projeto acontece a partir do apoio do Ministério da Cultura do Governo Federal, do PNAB, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC) do Amazonas, e do Conselho Estadual de Cultura do Amazonas (Conec).
Para mais informações, o perfil no Instagram que já está publicando todas as informações em tempo real sobre o projeto Colorindo Flores é o https://www.instagram.com/ileaseayedun/.

Foto: Divulgação
Deixe um comentário