Escolas de direção protestam contra uso de simulador, mas Denatran mantém decisão

escolas direcao

O protesto dos representantes do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Amazonas foi na frente da sede do Governo do Estado. Foto: José Rodrigues.

A direção do  Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) descartou a possibilidade de desbloqueio do sistema do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (RENACH), para permitir a realização das aulas práticas de direção veicular nos Centro de Formação de Condutores (CFC) sem a realização das aulas no simulador. A consulta foi feita pelo diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Leonel Feitoza, atendendo reivindicação dos representantes do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Amazonas (SINDCFC-AM), que realizaram uma manifestação em frente à sede do Governo do Estado, bairro Compensa I, zona Oeste de Manaus, nesta quinta-feira (25/02) pedindo mais prazo para o uso dos simuladores.

Em resposta à consulta, a direção do órgão superior do sistema do trânsito brasileiro informou que a solicitação fere o que determina a Resolução 543, de 15 de julho de 2015, que obriga a utilização do simulador de direção veicular nas autoescolas para quem vai tirar carteira de motorista e dirigir carros de passeio, na Categoria B.

A informação sobre essa decisão do Denatran foi repassada durante a reunião realizada na tarde desta quinta-feira, 25, na sede do Detran-AM, no bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus, onde estiveram presentes o diretor do Detran-AM, Leonel Feitoza, e os representantes do SINDCFC-AM.

Segundo Feitoza, os Centros de Formação de Condutores devem se adequar à nova regra, que exige durante as primeiras aulas de direção a presença do simulador. Caso os Centros de Formação de Condutores não estejam interligados no sistema nacional com o simulador, o sistema é bloqueado rapidamente. No simulador, os alunos têm reproduzidas situações como ultrapassagem, mudança de faixa, direção com chuva e manobra em marcha à ré.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.