Inmetro reforça papel estratégico na cadeia produtiva da saúde durante a Feira Hospitalar 2025

Inmetro reforça papel estratégico na cadeia produtiva da saúde durante a Feira Hospitalar 2025

Instituto reforça compromisso com inovação, segurança e qualidade na indústria da saúde (Foto: Divulgação)

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) marcou presença no Encontro das Lideranças da Cadeia Produtiva da Saúde, realizado durante a Feira Hospitalar 2025, em São Paulo (SP), que é considerada o maior evento de saúde da América Latina.

Organizado pela Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida (Anbiotec), o Encontro reuniu autoridades, especialistas e representantes do setor para discutir os rumos da inovação, produção e comercialização na área da saúde.

Representando o Inmetro, a diretora de Metrologia Científica, Industrial e Tecnologia (Dimci), Danielle Assafin, apresentou o tema “O papel do Inmetro na Cadeia Produtiva da Saúde”, reforçando o compromisso da instituição em colocar a metrologia a serviço do desenvolvimento tecnológico e da qualidade no setor.

“A nossa mensagem é clara: queremos colocar a infraestrutura do Inmetro a serviço da cadeia produtiva da saúde no Brasil, promovendo segurança, inovação e desenvolvimento”, afirmou Assafin durante sua apresentação.

O Inmetro conta com uma robusta estrutura de pesquisa e desenvolvimento científico: são 52,7 mil metros quadrados de área construída em um campus de 1,7 milhão de metros quadrados, que abriga 38 laboratórios da Dimci. São 55 prédios, dos quais 10 são dedicados exclusivamente ao desenvolvimento de tecnologias metrológicas. A força de trabalho chega a 400 profissionais altamente qualificados, incluindo 60 doutores (Ph.D.) e 55 mestres (M.Sc.), além de três programas de pós-graduação que atualmente estão formando cerca de 200 alunos pesquisadores.

Para Vanessa Silva da Silva, presidente da Anbiotec, o Inmetro tem grande importância para a cadeia produtiva de saúde brasileira porque é o órgão responsável pela qualidade, segurança e, principalmente, precisão metrológica para os produtos.

“Garantir a precisão dos produtos brasileiros é dar confiabilidade ao que fazemos no Brasil. A palavra confiança é ordem do Inmetro e também sempre foi ordem da Anbiotec, das indústrias do setor de biotecnologia e ciências da vida do país. Então, contamos com o trabalho do Inmetro e queremos, inclusive, apoiar o desenvolvimento da infraestrutura que o Instituto dispõe para que as empresas brasileiras possam aprimorar os seus produtos cada vez mais”, avalia a presidente-executiva da Anbiotec, Vanessa Silva da Silva.

Presente no encontro, o Secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços (MDIC) e Secretário-Executivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), Uallace Moreira, destacou os avanços do Governo Federa com a Nova Indústria Brasil (NIB), incluindo a revisão dos critérios de compra pública para fomentar o desenvolvimento de conteúdo local e o descontingenciamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Desafios e oportunidades na saúde

A participação do Inmetro também evidenciou os desafios do setor, ressaltando as estruturas do Instituto na metrologia científica como suporte para superá-los, destacando-se:

  • a ampliação da capacidade nacional para medição de parâmetros biológicos, fundamentais para o desenvolvimento de testes de diagnóstico de doenças, terapias celulares, biofármacos, vacinas, métodos de toxicologia in vitro, entre outros.
  • o fortalecimento da infraestrutura laboratorial e desenvolvimento de métodos validados para garantir a qualidade de próteses, equipamentos médicos e outros dispositivos, assegurando que atendam a requisitos essenciais de segurança e desempenho.
  • o apoio à gestão eficiente do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da implementação de ferramentas da Indústria 4.0, como Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT), utilizando protocolos que garantam segurança, confiabilidade e integridade dos dados e processos.

Agência Gov

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *