CBF é de Roraima com vice do Amazonas. Eleito é do grupo de Romero Jucá

CBF é de Roraima com vice do Amazonas. Eleito é do grupo de Romero Jucá

O colegiado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), formado por federações estaduais e clubes das séries A e B, elegeu o presidente da Federação de Roraima, Samir Xaud, para o mandato 2025/2029.

Um dos oito vices-presidentes é o presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha. Samir é do grupo político do ex-líder dos presidentes Fernando Henrique e Lula, no Senado, Romero Jucá.

Jucá, que domina a política de Roraima, por sua vez, é estreitamente ligado ao ex-presidente da República José Sarney, pai do vice-presidente-interventor da CBF, Fernando Sarney.

Xaud conseguiu 103 pontos de 143 possíveis no pleito. A Federação Paulista de Futebol foi a única entre as federações que não votou.

Única chapa

A chapa de Samir Xaud, nomeada “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”, foi a única inscrita para a eleição, que precisou ser marcada após o afastamento do presidente anterior, Ednaldo Rodrigues.

A Justiça do Rio retirou Ednaldo do cargo por conta das acusações de falsificação de assinatura em acordo que legitimou sua eleição, em 2023.

O novo comandante do futebol brasileiro terá oito vice-presidentes, que também foram eleitos neste domingo:

Michelle Ramalho Cardoso – presidente da Federação Paraibana de Futebol

Flavio Diz Zveiter – advogado, ex-VP de projetos especiais da CBF e ex mandatário do STJD

Ricardo Augusto Lobo Gluck Paul – presidente da Federação do Pará

Gustavo Dias Henrique – diretor de relações institucionais da CBF

José Ivanildo da Silva – presidente da Federação do Rio Grande do Norte

Ednailson Leite Rozenha – presidente da Federação do Amazonas

Rubens Renato Angelotti – presidente da Federação de Santa Catarina

Fernando José Macieira Sarney – vice-presidente da CBF e atual interventor na entidade

Quem é Samir Xaud?

Samir de Araújo Xaud, de 41 anos da idade, é médico, empresário e dirigente esportivo natural de Boa Vista, Roraima. Especializado em infectologia e medicina esportiva, atuou como diretor do Hospital Geral de Roraima e é proprietário de um centro de treinamento voltado ao bem-estar e à saúde.

Na política, foi candidato a deputado estadual pelo PV em 2018, recebendo 2.069 votos, e a deputado federal pelo MDB em 2022, com 4.816 votos, tornando-se primeiro suplente.

Em janeiro de 2025, foi eleito presidente da Federação Roraimense de Futebol (FRF), sucedendo seu pai, Zeca Xaud, que liderou a entidade por cerca de 50 anos. Entretanto, apesar de eleito, ele só assumirá a federação em 2027.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *