Mais 70 notificações são feitas pelo Implurb para regularização de empresas de publicidade na capital

Mais 70 notificações são feitas pelo Implurb para regularização de empresas de publicidade na capital

Com mais 70 notificações e ações fiscais de combate à publicidade irregular e à poluição visual, a Prefeitura de Manaus dá continuidade aos trabalhos de readequação do ambiente urbano, para deixar a capital mais limpa e organizada.

Conforme a Gerência de Engenhos Publicitários (GEP), do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), as empresas de outdoor receberam notificação para a retirada de estruturas publicitárias, sendo que as mesmas não estão em conformidade com as normas de licenciamento, algumas instaladas em locais não permitidos conforme a legislação.

As ações fazem parte de uma força-tarefa coordenada pelo instituto, que visa o ordenamento do espaço urbano e o cumprimento das normas de licenciamento.

Casos

Entre os casos recentes, uma das estruturas irregulares estava localizada em área pública na avenida Maceió, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul. Após a notificação, o responsável promoveu a remoção voluntária do engenho publicitário. Em situações de não cumprimento, o Implurb pode executar a retirada administrativa ou demolição, com apoio de outras secretarias municipais.

Segundo a gerente de Engenhos Publicitários (GEP) do Implurb, arquiteta e urbanista Naiara Freitas, qualquer instalação de publicidade deve seguir o trâmite legal de licenciamento e obter, obrigatoriamente, alvará expedido pela GEP. As orientações e a lista de documentos necessários estão disponíveis no site oficial do Implurb.

“É preciso procurar o Implurb para formalizar o processo de viabilidade de publicidade. A instalação deve acontecer somente após a emissão do alvará. No site, temos a lista de documentos necessários para a formalização de processo, e em um dos itens explica o que as empresas que exploram publicidade devem fazer para estarem regulares”, reforçou Naiara.

Ações

O Implurb segue atuando com ações contínuas de fiscalização para garantir que todas as instalações publicitárias estejam em conformidade com a legislação vigente. A expectativa é de que novas notificações sejam emitidas nas próximas semanas, como parte do esforço de manter um ambiente mais organizado, funcional e esteticamente adequado para moradores e visitantes da capital.

Empresas interessadas em veicular publicidade em Manaus devem iniciar o processo de licenciamento com antecedência. A análise técnica do Implurb assegura que as estruturas atendam às exigências legais, respeitando o planejamento urbano e promovendo segurança e harmonia visual.

Penalidades

Pessoas físicas ou jurídicas que instalam engenhos publicitários irregulares em locais como postes, árvores, calçadas, sinalização de trânsito, pontes, viadutos, passarelas e demais áreas públicas podem ser multadas com valores que variam de 4 a 70 UFMs (Unidades Fiscais do Município), conforme o Código de Posturas da cidade (Lei Complementar nº 005/2014).

É proibida, por exemplo, a instalação de publicidade em leitos de rios, igarapés, praias, postes de iluminação pública ou de telefonia, sobre sinalização de trânsito, obras públicas como pontes e passarelas, monumentos, estátuas e bancos de praças. A regulamentação dos engenhos publicitários segue as diretrizes do Plano Diretor e do Código de Posturas de Manaus.

Fiscalização

Denúncias são atendidas pelo Disque Denúncia no telefone 3673-9305 e pelo 161, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, exceto feriados e pontos facultativos, e no [email protected]

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *